RSS
YouTube
Facebook
Twitter
NOTÍCIAS

20.01.09   |   Crise Financeira Internacional

Tyco Dinaço Confirma Fechamento De Fábrica

SÃO PAULO - A Tyco Dinaço confirmou, ontem, que vai encerrar as atividades da fábrica em São Paulo, concentrando toda a sua produção no País na planta de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul. Segundo a fabricante de tubos, cerca de 120 postos de trabalho na área de produção serão eliminados.

"A decisão de consolidar a produção na unidade de Caxias do Sul irá proporcionar uma redução significativa de custos operacionais para a empresa e para seus clientes, permitindo que a companhia enfrente os desafios da atual crise econômica", afirmou Valdecir Bersaghi, diretor geral da Tyco Dinaço. "Nós compreendemos que o impacto deste plano afeta os funcionários de São Paulo e suas famílias. Estamos fazendo todo o possível para que esta transição seja realizada da melhor maneira possível", acrescentou.

Ontem pela manhã, cerca de 160 trabalhadores metalúrgicos ocuparam a fábrica, em uma tentativa de impedir a retirada de materiais, segundo informações do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo. A entidade organizou um protesto contra demissões e o fechamento da fábrica. De acordo com os trabalhadores, o comunicado sobre o fechamento da fábrica foi feito por telegrama, na manhã de sábado passado.

O sindicato está negociando com diretores da empresa um pacote de benefícios para os trabalhadores. Como ontem foi feriado nos Estados Unidos, onde fica a matriz, a empresa disse que não poderia responder nada de imediato. Segundo o diretor do sindicato, David Carvalho, a Tyco poderá dar uma resposta esta tarde.

As exigências do sindicato são as mesmas acertadas com a fabricante de componentes eletrônicos Invensys há duas semanas: três meses de salário, seis meses de cesta básica e de assistência médica e dez meses de salário para trabalhadores da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes.

A Indústrias Nardini, do setor de máquinas, optou por manter o quadro da empresa com 1.200 funcionários. Para não fazer demissões, a companhia decidiu que reduzirá o investimento previsto no parque industrial para este ano de R$ 60 milhões para R$ 20 milhões.

O presidente da Nardini, Renato Franchi, disse em entrevista ao DCI que a crise global preocupa, mas a estratégia adotada de não demitir "gerou em seus funcionários um empenho maior de produção reduzindo o prazo para a entrega dos pedidos de máquinas".

Na outra ponta, a Tyco Dinaço confirmou que vai encerrar as atividades da fábrica em São Paulo, concentrando toda a sua produção no País na planta de tubos de Caxias do Sul (RS), eliminando 120 postos de trabalho na área de produção. Ontem pela manhã, cerca de 160 trabalhadores metalúrgicos ocuparam a fábrica na tentativa de impedir a retirada de materiais, segundo o Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo.

Em meio ao aumento da preocupação com o desemprego, o governo federal informou ontem que o País perdeu, em dezembro do ano passado, 654.946 postos de trabalho formal, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

O número corresponde a mais que o dobro da média histórica para o mês de dezembro, de perda de 300 mil postos de trabalho. No acumulado de 2008, o País fechou com saldo de 1,4 milhão de vagas formais.




Fonte: Agência Estado

Sindicatos filiados
Boletim informativo. Cadastre-se!
Redes sociais e Feed
RSS
YouTube
Facebook
Twitter
Abrir
Rua Voluntários da Pátria, 595, 10° andar, sala 1007, Centro - Porto Alegre - RS
Fone/whats: 51 99716 3902
ftmrs@ftmrs.org.br
Horário: 8h30 às 12h e das 13h às 17h30    

Mapa de localização
© Copyright 2024 Federação dos Trabalhadores Metalúrgicos RS     |     Desenvolvido por Desize