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19.01.09   |   Crise Financeira Internacional

Motocicletas Têm Crescimento De 17,5% Apesar Da Crise

SÃO PAULO - Apesar da crise econômica ter atingido também o setor de motocicletas, grande dependente de crédito, e ter provocado quedas nas vendas desde no final do ano passado, as vendas de motos no mercado interno em 2008 ainda superaram as expectativas e fecharam com um crescimento de 17,5% em relação ao ano de 2007. Os dados são da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas e similares (Abraciclo).

Foram vendidas 1.879.695 unidades, contra 1.600.157 que foram comercializadas no ano anterior. Porém, se compararmos o mês de dezembro com novembro de 2008, as vendas apresentam uma queda de 8,6% no mercado interno, com 99.292 unidades vendidas frente a 108.687.

Já a produção cresceu 23,4% no ano passado. Em 2008, foram produzidas 2.140.907 motocicletas, enquanto foram fabricadas 1.734.349 motos em 2007. Só em dezembro, 121.745 motocicletas saíram das linhas de montagem do Pólo Industrial de Manaus, sendo que em novembro este número chegou a 179.569 unidades, o que representa uma queda de 32,2%.

No mercado externo, em dezembro, 10.109 motos foram comercializadas, o que significa um pequeno incremento de 3,4% em relação a novembro de 2008 e 8,7% maior que dezembro do ano anterior.

Para este ano, a Abraciclo ainda não determinou quais suas expectativas. Mas afirma que os resultados das medidas anunciadas pelo governo no fim do ano passado começarão a ser sentidos a partir deste ano. "Consideramos mais prudente aguardar um pouco mais para desenhar o cenário de 2009. É impossível ter a dimensão efetiva do quanto às medidas afetarão o setor", afirmou Paulo Takeuchi, presidente da Abraciclo.

Carros

O setor de veículos também ainda deve se beneficiar das medido governo, além de fazer ações para atrair o consumidor, a rede concessionárias Grand Brasil, com 12 unidades, por exemplo, afirma que terá novidades e facilidades para os clientes que quiserem adquirir ou pesquisar preços de carros, já que está com um novo site. Segundo Cristiane Muller, gerente de Marketing, "foi necessário a modernização e inclusão de novas ferramentas e conteúdos", já que a rede já tem uma grande procura por automóveis no site.



Fonte: DCI

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