RSS
YouTube
Facebook
Twitter
NOTÍCIAS

13.03.15   |   Sindicatos 2015

Justiça concede liminar e gestante é reintegrada ao emprego

A 1ª Vara do Trabalho de Gramado concedeu uma liminar que determinou a reintegração de uma gestante demitida sem justa causa por uma empresa do ramo metalúrgico situada em Canela. O documento foi expedido após a trabalhadora ajuizar ação por meio da assessoria jurídica do Sindicato dos Metalúrgicos de Canela e Região, o escritório Woida, Magnago, Skrebsky, Colla & Advogados Associados.

A funcionária foi admitida na empresa em março de 2013 e dispensada, sem justa causa, em outubro de 2014. Um exame de Ecografia Obstétrica realizado em novembro, após a despedida, constatou que a gestação já estava em evolução à época da dispensa.

O juiz entendeu, baseado nos artigos 391-A da CLT e no artigo 10º do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, que a gestante tem direito à estabilidade no emprego mesmo que a gravidez tenha ocorrido durante o prazo de aviso prévio. “Fica vedada a dispensa arbitrária ou sem justa causa da empregada gestante, desde a confirmação da gravidez até cinco meses após o parto”, diz a norma.

Desta forma, o juiz expediu liminar que determinou a reintegração imediata da gestante, que já voltou a exercer sua função dentro da empresa. No ajuizamento da ação, a trabalhadora, além da reintegração ao emprego, pediu o pagamento de salários, férias com 1/3, 13º salários, adicional de insalubridade, média de horas extras e depósito de FGTS, desde a despedida até o efetivo retorno ao emprego. Esses pagamentos somente poderão ser realizados após a análise do mérito e término do processo.

Fonte: Woida, Magnago, Skrebsky, Colla & Advogados Associados

Sindicatos filiados
Boletim informativo. Cadastre-se!
Redes sociais e Feed
RSS
YouTube
Facebook
Twitter
Abrir
Rua Voluntários da Pátria, 595, 10° andar, sala 1007, Centro - Porto Alegre - RS
Fone/whats: 51 99716 3902
ftmrs@ftmrs.org.br
Horário: 8h30 às 12h e das 13h às 17h30    

Mapa de localização
© Copyright 2024 Federação dos Trabalhadores Metalúrgicos RS     |     Desenvolvido por Desize