RSS
YouTube
Facebook
Twitter
NOTÍCIAS

18.01.09   |   Crise Financeira Internacional

Negociações Entre Sindicato E Empresas Já Beneficiam Quase Dois Mil Trabalhadores

O Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, por meio da representação histórica que tem dentro das empresas da sua base, tem conseguido evitar demissões e fechar acordos para não permitir que o trabalhador pague a conta da crise.
Na quinta-feira (15), a categoria fechou acordo com duas empresas garantindo estabilidade de emprego no primeiro trimestre e está prestes a selar novos acordos com outras autopeças de São Bernardo. No total, quase 2 mil trabalhadores estão sendo beneficiados pelas negociações e acordos.

Na sexta-feira (16) à tarde o Sindicato realizou manifestação em frente à autopeças Magneti Marelli Cofap, em São Bernardo (avenida Garcia Lorca, no bairro Paulicéia), para protestar contra as demissões feitas na quinta-feira (15) pela empresa.

O grupo Magneti tem outras duas unidades no ABC além da planta de São Bernardo: uma em Santo André e outra em Mauá (cujo sindicato é filiado à Força Sindical), onde também ocorreram demissões. Cerca de 80% da produção da unidade de São Bernardo da empresa é exportada para os Estados Unidos, onde se originou a crise econômica mundial, em setembro do ano passado.

O objetivo do Sindicato é abrir novas negociações com a empresa para discutir às demissões, a exemplo do que ocorreu com a TRW, Proxyon, Fiamm , Proema e outras empresas da base, que enviou carta de demissão a 172 trabalhadores, mas voltou a negociar com o Sindicato após ato de protesto que paralisou a produção da fábrica de Diadema.

Estabilidade nas autopeças

Assembléia realizada na quinta-feira (15) na Fiamm e na Sogefi (empresas do mesmo grupo), em São Bernardo, aprovou acordo definido entre o Sindicato e a empresa que garante estabilidade no emprego durante todo o primeiro trimestre deste ano para os mais de 450 companheiros nas duas fábricas.

A Proxyon, também de São Bernardo, deve fechar na sexta-feira (16) acordo que garante estabilidade no emprego para os 280 metalúrgicos na empresa. "Esses acordos só estão acontecendo por causa da mobilização e da luta dos trabalhadores nas autopeças da categoria", disse o dirigente Moisés Selerges, coordenador de São Bernardo, no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC.

Selerges adiantou que a mobilização na Proema também segue com resultados positivos. Após as manifestações realizadas pelos 400 trabalhadores na unidade de São Bernardo, a empresa reabriu processo de negociação.


Fonte: CUT

Sindicatos filiados
Boletim informativo. Cadastre-se!
Redes sociais e Feed
RSS
YouTube
Facebook
Twitter
Abrir
Rua Voluntários da Pátria, 595, 10° andar, sala 1007, Centro - Porto Alegre - RS
Fone/whats: 51 99716 3902
ftmrs@ftmrs.org.br
Horário: 8h30 às 12h e das 13h às 17h30    

Mapa de localização
© Copyright 2024 Federação dos Trabalhadores Metalúrgicos RS     |     Desenvolvido por Desize