RSS
YouTube
Facebook
Twitter
NOTÍCIAS

16.01.09   |   Crise Financeira Internacional

Volks Dispensa 150 Temporários, Masconvoca Sesi Mil Para Realizar Hora Extra

SÃO PAULO - No mesmo dia em que dispensou 150 funcionários da fábrica de Taubaté (SP), a Volkswagen do Brasil convocou seis mil empregados na planta de São Bernardo do Campo (SP) para realizar horas extras no próximo sábado (17).

De acordo com o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, a justificativa dada pela empresa aos funcionários é de que seria feito um ajuste de estoque, o que comprovaria que a empresa não teve grandes perdas no volume de vendas recentemente.

Por meio de sua assessoria de imprensa, a Volkswagen confirmou que mais da metade dos 11 mil funcionários da fábrica de São Bernardo do Campo cumprirão horas extras no fim de semana, mas usou como justificativa um ajuste técnico na linha de produção, decorrente da paralisação na produção motivada pelo período de férias.

O anúncio foi feito dias depois da confirmação de 744 demissões na fábrica da General Motors em São José dos Campos (SP) e vai na contramão dos prognósticos pessimistas da indústria automobilística.

Na fábrica de Taubaté, os 150 dispensados são parte do quadro de 800 empregados contratados por prazo determinado, com vencimento em janeiro e fevereiro de 2009. Outros 450 funcionários serão efetivados, e mais 200 terão seus contratos temporários renovados por período indeterminado.

Flexibilizações

Além desta medida, a empresa também introduziu um sistema de banco de horas, que permitirá a flexibilização da jornada de trabalho na fábrica. Após a conclusão das negociações com o Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté, a empresa poderá conceder em 2009 até 25 dias de descanso aos funcionários para compensação futura.

"Diante do atual cenário é fundamental que tenhamos mecanismos de flexibilidade para adequação da jornada de trabalho e dos volumes de produção que assegurem condições de rápida reação às demandas de mercado", disse Nilton Junior, gerente executivo de Relações Trabalhistas da Volkswagen do Brasil, por meio de nota divulgada pela empresa. Ainda não foram discutidas medidas de flexibilidade nas demais unidades - São Bernardo do Campo, São Carlos (SP) e São José dos Pinhais (PR).

A fábrica da Volks em Taubaté produz os novos Gol e Voyage. Já a planta de São Bernardo do Campo produz o novo Gol, o Gol G4 (antigo), o Polo Hatch e o Polo Sedan, além de Saveiro e Kombi.




Fonte: DCI

Sindicatos filiados
Boletim informativo. Cadastre-se!
Redes sociais e Feed
RSS
YouTube
Facebook
Twitter
Abrir
Rua Voluntários da Pátria, 595, 10° andar, sala 1007, Centro - Porto Alegre - RS
Fone/whats: 51 99716 3902
ftmrs@ftmrs.org.br
Horário: 8h30 às 12h e das 13h às 17h30    

Mapa de localização
© Copyright 2024 Federação dos Trabalhadores Metalúrgicos RS     |     Desenvolvido por Desize