RSS
YouTube
Facebook
Twitter
NOTÍCIAS

06.01.09   |   Crise Financeira Internacional

Apreensão Marca Volta Ao Trabalho

A partir do dia 19, GM em Gravataí terá novamente férias coletivasApós 28 dias em casa por conta da interrupção da produção na fábrica em Gravataí, os funcionários da General Motors (GM) que voltaram ontem ao trabalho anseiam por mais um descanso: da crise.

O clima na troca de turno da fábrica, ontem, entre 15h e 16h, era de satisfação com a volta, porém de apreensão com o comportamento das vendas. A queda nos negócios com veículos fez com que a fábrica funcionasse um dia em novembro e cinco em dezembro. Ressabiados, os funcionários aguardam pela resposta do mercado para retomar planos congelados quando as paradas começaram, como no caso do facilitador de controle de qualidade Emerson Castro, 35 anos, que adiou o sonho da casa própria.

– Estava começando a procurar um terreno em Canoas. Agora temos de esperar para ver se a situação vai melhorar – contou ontem, ao entrar para seu turno de trabalho na GM.

As atividades de Castro já têm data para serem suspensas novamente: dia 19 a GM para a produção, voltando em 9 de fevereiro. Castro diz que entende as paradas, já que a empresa não pode produzir carros se as vendas não correspondem. Para o auditor de qualidade Luiz Fernando dos Santos, 27 anos, as férias não foram as mesmas como de anos anteriores:

– Não sabíamos o que aconteceria, se iríamos voltar. Então não quis gastar muito na folga.

Para Santos, a crise vai ter reflexos no mínimo até o próximo ano. Isso porque, como já havia tirado férias, teve dias descontados do período de 2010. Pelos cálculos dele, os próximos 21 dias de parada previstos devem retirar mais um naco de suas férias do próximo ano. Descanso completo, só em 2011.

– Nunca vi crise assim em nove anos de empresa – diz o auditor.

Ricardo Batista não está na folha de pagamento da GM e nem dos sistemistas, mas já perdeu R$ 3,4 mil desde que a crise começou a atingir a produção. Motorista de uma van que transporta 27 funcionários de Gravataí, sentiu no orçamento a falta dos R$ 1,7 mil que tira todos os meses no trajeto até a fábrica feito três vezes ao dia. A apreensão de seus passageiros contaminou o motorista, preocupado com o aprofundamento da crise. Cinco amigos, conta, já desistiram de transportar trabalhadores por conta das paradas.



Hora de engrenar

GM
Montadoras retomam produção no país:
> Gravataí: 5,2 mil empregados da montadora e de fornecedores retornaram ontem ao trabalho, mas entram em novas férias coletivas entre 19 de janeiro e 9 de fevereiro
> São José dos Campos (SP): 2,9 mil funcionários voltaram a trabalhar
> São Caetano do Sul (SP): a unidade, que emprega 6 mil pessoas diretamente na linha de produção, continua em férias coletivas até o dia 18
VOLKSWAGEN
> Taubaté (SP): 5 mil funcionários retornaram ontem ao trabalho
> São Carlos (SP): 500 trabalhadores reiniciram a produção na fábrica de motores da montadora
> São Bernardo do Campo (SP): amanhã voltam 11 mil trabalhadores
FIAT
> Betim (MG): 12 mil pessoas retomam as atividades ao longo desta semana. No dia 12, mais 3 mil voltam
FORD
> Camaçari (BA): ontem, 3,5 mil funcionários reiniciaram a produção
> São Bernardo (SP): 4 mil trabalhadores da fábrica de carros e caminhões também retomaram as atividades
> Taubaté (SP): 1,5 mil pessoas voltam a produzir na unidade de motores


Fonte: Zero Hora

Sindicatos filiados
Boletim informativo. Cadastre-se!
Redes sociais e Feed
RSS
YouTube
Facebook
Twitter
Abrir
Rua Voluntários da Pátria, 595, 10° andar, sala 1007, Centro - Porto Alegre - RS
Fone/whats: 51 99716 3902
ftmrs@ftmrs.org.br
Horário: 8h30 às 12h e das 13h às 17h30    

Mapa de localização
© Copyright 2024 Federação dos Trabalhadores Metalúrgicos RS     |     Desenvolvido por Desize