RSS
YouTube
Facebook
Twitter
NOTÍCIAS

21.12.08   |   Geral

Ibge: Desemprego Fica Praticamente Estável Em Novembro

A taxa de desemprego em seis regiões metropolitanas do País ficou em 7,6% em novembro, praticamente estável na comparação com outubro (7,5%), informou nesta sexta-feira o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Já em relação ao mesmo mês do ano anterior, a queda foi de 0,6 ponto percentual no indicador.
A menor taxa de desemprego já registrada pelo instituto nas seis principais regiões metropolitanas do País foi em dezembro do ano passado, de 7,4%.
Segundo Cimar Azeredo, da coordenação de emprego do IBGE, "assim como outubro, não foi possível sentir o efeito da crise economica internacional na ocupação e desocupação dos trabalhadores, sendo que este processo pode começar a acontecer só ano que vem".
A pesquisa do IBGE coleta dados nas regiões metropolitanas de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Recife e Porto Alegre. Segundo a Pesquisa Mensal de Emprego (PME), a população ocupada nestas regiões (22,1 milhões de pessoas) "também não apresentou alteração em relação a outubro".
"Na comparação com novembro do ano passado, esse contingente aumentou 2,9% - o equivalente a 611 mil pessoas", informou o instituto.
O contingente de desocupados (1,8 milhão) também ficou estável na comparação do resultado de novembro com outubro, mas caiu 6,1% na comparação com o mesmo mês de 2007.
O rendimento médio real em novembro foi estimado em R$ 1.273,60, uma alta de 0,9% frente a outubro e de 4% em relação ao ano passado. Já o rendimento médio real domiciliar per capita registrou R$ 822,40, com queda de -0,4% na comparação com outubro e aumento de 4,6% em relação a novembro de 2007.
Em relação a outubro, o rendimento cresceu em Salvador (2,5%) e no Rio de Janeiro (1,0%). Na comparação com novembro do ano passado, tiveram recuperação no rendimento Salvador (2,8%), Belo Horizonte (3,0%), Rio de Janeiro (9,9%) e São Paulo (4,0%).
Na pesquisa, o IBGE considera como ocupados quem tem emprego formal ou informal, funcionários públicos, militares e pessoas que trabalham por conta própria (que não são empregados de ninguém). Já os desocupados são aquelas pessoas que estão sem ocupação, mas que tomaram alguma atitude para encontrar trabalho no período pesquisado.


Fonte: Redação Terra

Sindicatos filiados
Boletim informativo. Cadastre-se!
Redes sociais e Feed
RSS
YouTube
Facebook
Twitter
Abrir
Rua Voluntários da Pátria, 595, 10° andar, sala 1007, Centro - Porto Alegre - RS
Fone/whats: 51 99716 3902
ftmrs@ftmrs.org.br
Horário: 8h30 às 12h e das 13h às 17h30    

Mapa de localização
© Copyright 2024 Federação dos Trabalhadores Metalúrgicos RS     |     Desenvolvido por Desize