X Cúpula Social do Mercosul tem início amanhã (14) em Foz do Iguaçu
A partir de amanhã (14), lideranças da sociedade civil dos países da América do Sul estarão reunidas em Foz do Iguaçu, no Paraná, região Sul do Brasil, para participar da ‘X Cúpula Social do Mercosul’. O encontro seguirá até quinta-feira (16) com a realização de seminários, mesas-redondas, conferências, debates e o lançamento do programa Amizade sem Fronteiras, além de outras atividades propostas pelos movimentos sociais.
A Cúpula Social do Mercosul está sendo promovida pela Secretaria Geral da Presidência da República do Brasil em parceria com redes e plataformas sociais sul-americanas e a Universidade Federal de Integração Latino-Americana (Unila).
O evento antecede a Cúpula do Mercosul, que acontecerá nos dias 16 e 17 e reunirá os 12 chefes de Estado do bloco sul-americano. Na ocasião, presidentes estarão focados na adoção do Estatuto da Cidadania do Mercosul, mecanismo que conta com medidas como a unificação dos registros de carteiras de identidade e de matrículas veiculares dos países envolvidos (Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai). Durante a reunião dos chefes de Estado, a presidência temporária do Mercosul será passada do Brasil para o Paraguai.
A programação da Cúpula Social ficará concentrada no Parque Tecnológico Itaipu (PTI). Nesse local, a prioridade será a discussão de temas da pauta social do projeto de integração da região Sul. As atividades terão início no final do dia de amanhã, no Cineteatro Barrageiro, local reformado especialmente para o encontro.
A partir das 18h30, Marilena Chauí (Universidade de São Paulo, Brasil), Aldo Ferrer (Universidade de Buenos Aires), Gerardo Caetano (Universidade da República, Uruguai), Emir Sader (Universidade Federal Fluminense, Brasil) e Maria Magdalena Rivarola (Instituto Social do Mercosul, Paraguai) farão a abertura da Cúpula Social falando sobre "Integração, Democracia e Desenvolvimento".
Outros importantes atores sociais também estarão presentes, entre eles, Marcos Costa Lima, presidente da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (Anpocs); Jorge Brovetto, ex-ministro da Educação do Uruguai; José Graziano, representante da América Latina junto à Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO); e Artur Henrique, presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT).
Na quarta-feira (15), a programação da Cúpula Social terá continuidade a partir das 8h30 da manhã com a realização de atividades simultâneas, como a ‘Plenária da Coordenadora de Centrais Sindicais do Cone Sul’, ‘Perspectivas para a integração sul-americana’, Reunião Especializada da Juventude do Mercosul’, entre outras atividades promovidas pelos movimentos sociais.
Também merecem destaque dentro da programação da Cúpula Social o Seminário ‘20 Anos do Mercosul’; a Mesa Redonda ‘Universidade e Integração’; o lançamento do programa ‘Amizade Sem Fronteiras: A Turma da Mônica no Mercosul’ e a homenagem ao economista Celso Furtado, seguida pelo lançamento de uma edição especial, em espanhol, do seu livro ‘Formação Econômica do Brasil’.
O encerramento da Cúpula Social acontecerá às 19 horas da quinta-feira, no Cine Barrageiro, e contará com a participação da Cúpula presidencial, formada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e demais chefes de Estados do Mercosul.
Fonte: Adital