Vendas de carros no país tiveram o melhor mês de maio da história

As vendas de carros novos ria no País continuaram aquecidas em maio e, pela segunda vez no ano, devem fechar o mês com mais de 300 mil unidades emplacadas, possivelmente cravando o melhor maio da história. Assim como já tinha acontecido em abril, o mercado mostra um ritmo de mais de 14 mil automóveis e utilitários leves vendidos a cada dia útil. O balanço com resultados consolidados do mês será divulgado nesta semana pela Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores).

Na média diária, os emplacamentos estão praticamente no mesmo nível, saindo de 14,4 mil carros, em abril, para 14,3 mil unidades em maio. Um ano atrás, o número não passava de 13 mil por dia, o que levou o governo a anunciar o pacote de socorro às montadoras que permitiu ao setor inverter a tendência negativa e fechar 2012 com recorde de venda. Analistas apostam em um volume próximo a 302 mil unidades em maio, o que significaria superar o mesmo mês de 2011 — até agora, o melhor resultado para o mês na história, com 300,5 mil carros emplacados. Se confirmada a previsão, o volume ficará em torno de 10% acima das fracas vendas do mesmo período de 2012. Por outro lado, conforme as previsões, maio deve fechar cerca de 5% abaixo de abril, quando foram vendidos 317 mil carros. Porém, essa queda se deve ao calendário, já que com dois feriados, maio teve um dia útil a menos de venda.

Para o presidente da Fenabrave, Flávio Meneghetti, os volumes de maio foram positivos, se levado em conta que o setor já vinha de um bom resultado. Ele atribui o desempenho a campanhas promocionais das marcas, junto com o crescimento das vendas a frotas.

O novo recorde também tem sido puxado pela manutenção dos descontos no IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), combinada ao sucesso de lançamentos que agitaram o mercado de carros compactos a partir do último trimestre do ano passado, dizem especialistas.

Os licenciamentos de automóveis e comerciais leves acumulam, neste ano, alta de 9%, mas a tendência é que o setor diminua o ritmo de crescimento. A partir de agora, as vendas passam a ser comparadas com alguns dos melhores resultados da história da indústria automobilística. Isso porque os incentivos anunciados pelo governo em maio do ano passado foram mais fortemente sentidos nos três meses seguintes.

Os benefícios da isenção do IPI para automóveis populares geraram vendas de 1,1 milhão de carros entre junho e agosto de 2012. Para o analista da Oikonomia, Raphael Galante, o mercado não conseguirá repetir esse número e ficará em 965 mil unidades em igual período de 2013, o que levará o desempenho no acumulado do ano para uma queda de 0,75%.

As projeções da consultoria para o desempenho do mercado neste ano vão de estagnação das vendas, em volume próximo ao de 2012, até uma retração de 2% nos emplacamentos. Já a LCA, outra consultoria que acompanha esse mercado, trabalha com a previsão de leve crescimento de 1% nas vendas em 2013.

Fonte: O Sul

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