Paulo Cayres debate o ACE nos sindicatos da região Sul do País
Após realizar a defesa do ACE no 11º Congresso Nacional da CUT, ocorrido de 9 a 13, em SP, para que fosse incluído no caderno de resoluções da Central, o presidente da CNM/CUT, Paulo Cayres quer ampliar o debate desse acordo em todos os sindicatos de metalúrgicos da CUT, filiados à CNM.
Durante toda a semana passada, o dirigente percorreu os sindicatos da região Sul do País. Segundo Paulo Cayres, o objetivo dos encontros com os companheiros dirigentes é também o cumprimento da promessa que fez quando assumiu a presidência da CNM/CUT, que foi ampliar o contato com os sindicatos filiados e manter presença constante, para conhecer de perto a situação dos sindicatos e as questões pertinentes dos trabalhadores e das trabalhadoras de cada localidade.
"Após a realização do CONCUT, a CNM/CUT continua presente nos sindicatos do Brasil levando a discussão política aos sindicatos e debatendo o ACE," esclareceu Cayres. O dirigente disse ainda que o debate inclui as ações dos trabalhadores no Plano Brasil Maior e a discussão da política industrial do país.
Em novembro deste ano a CNM/CUT irá realizar a Conferência dos Metalúrgicos, cujo ponto central será a discussão da pauta da campanha salarial 2013 e a Campanha Salarial Unificada, uma das metas da CNM/CUT, e também o Acordo Coletivo Especial.
O ACE está no Congresso para apreciação. O objetivo da lei, depois de aprovada, é garantir segurança jurídica aos acordos específicos entre sindicato e empresa e, dessa forma, fazer com que a negociação coletiva seja valorizada e adotada no País como instrumento mais moderno para a solução de conflitos pertinentes às relações de trabalho e à representação sindical no local de trabalho, além de modernizar as relações. O ACE baseia-se em modelo de representação adotado pelo Sindicato dos Metalúrgicos do ABC há mais de 30 anos.
O secretário de Política Sindical da CNM/CUT, Loricardo de Oliveira vem acompanhando Paulo Cayres nesses encontros, cujo objetivo é ampliar a base CUTista e reforçar o apoio aos companheiros sindicalistas com a presença da CNM/CUT.
Os encontros na Região Sul aconteceram em Santa Catarina, no Departamento dos Metalúrgicos da CUT de SC, onde foram discutidas as políticas da CNM/CUT com a Secretaria-Geral.
Na sequência, Paulo Cayres e Loricardo fizeram os encontros em Passo Fundo - RS, onde se reuniram com os companheiros do Sindicato dos Metalúrgicos e com o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Máquinas Agrícolas de Passo Fundo.
A CNM/CUT esteve presente também nos Sindicatos dos Metalúrgicos e das Indústrias de Máquinas Agrícolas de Carazinho e nos Sindicatos dos Metalúrgicos de Santa Maria, Santa Rosa, Santa Cruz, Panambi, Ijuí e Horizontina, totalizando dez sindicatos.
Fonte: CNM/CUT