Coletivo de Mulheres se reúne com secretária da CNM

Coletivo de Mulheres se reúne com secretária da CNM

O Coletivo de Mulheres da Federação dos Metalúrgicos do Rio Grande do Sul (FTMRS) esteve reunido nos dias 18 e 19 de setembro, com a presença da secretária da Confederação Nacional dos Metalúrgicos (CNM) Marli Melo do Nascimento, para discutir políticas e ações das mulheres na categoria. De acordo com a coordenadora do Coletivo de Mulheres no Rio Grande do Sul, Olinda Lopes, o objetivo é trabalhar para ter maior representatividade junto à categoria. “Para isso precisamos visualizar as mulheres no chão de fábrica, ver a sua realidade, sindicalizá-la e traçar planos de trabalho futuros”, afirmou Olinda.

A atividade do grupo teve início no Sindicato dos Metalúrgicos de Porto Alegre e visita à Escola Técnica Mesquita, instituição mantida pelo sindicato que oferece cursos técnicos em automação, eletrônica, informática e mecânica. “Marli teve a oportunidade de conhecer a nossa realidade e nos ajudar a escolher o caminho a seguir”, comentou Olinda. A secretária da CNM teve a oportunidade de visitar o Parque da Harmonia e ter contato com a cultura gaúcha.

No Sindicato de Canoas, o coletivo foi recebido por dirigentes e trabalhadoras do chão de fábrica. A visita teve continuidade nos sindicatos de São Leopoldo e Sapiranga, onde o grupo participou de um churrasco com o prefeito da cidade, Nelson Spolaor. Logo após o almoço, o grupo visitou a Metalsinos, indústria na qual trabalham 70 mulheres. De volta ao sindicatos, as mulheres discutiram e avaliaram a atividade.

“Marli apresentou dados do Dieese que mostram que as mulheres representam 18% da categoria. Um ponto a destacar: somos mais escolarizadas e mesmo assim ganhamos menos que os homens”, falou Olinda. Segundo a dirigente, o debate foi proveitoso e os conselhos da secretária da CNM ajudou a elaborar diretrizes de trabalho para 2013.


Fonte: FTMRS

Pesquisar

FTMRS