Passo Fundo: Sonho de 140 famílias pela casa própria avança

Passo Fundo: Sonho de 140 famílias pela casa própria avança

Na manhã do dia 21, 140 famílias se começaram a desocupação do loteamento Leonardo Ilha para se dirigirem ao local de seus novos lares, o Parque do Sol, onde conquistaram lotes de 220m² cada um.

Durante mais de dois anos de muita mobilização e luta, os moradores contaram com o apoio incondicional do Coordenador da Macro Regional Norte da SEPLAG/RS, Rene Cecconnello. Atuando em diversas intervenções em nome do governador Tarso Genro.

No período em que as famílias permaneceram na ocupação passaram por muitos apuros e sofreram com o inverno rigoroso. “Com certeza viemos para ficar de vez aqui, porque passamos por muitos apuros, não podíamos fazer nada no local, nem sequer construir um banheiro ou outro cômodo porque havia uma insegurança. Um dia falavam que nos tirariam de lá no outro não sabiam o que fazer”, destaca Nederson, dirigente do Sindicato dos Metalúrgicos de Passo Fundo.

O dirigente está feliz por ter seu próprio pedaço de terra, onde vai poder construir sua casa e viver com sua família, porém ainda não há água e nem luz instalados no seu terreno. Ele conta que já rearticularam a COOPERATIVA HABITACIONAL METALURGICOS DE PASSO FUNDO, para viabilizar mais agilidade na Caixa Econômica Federal para acessarem as linhas de financiamentos e construir as casas das famílias.

A presidente da cooperativa, Locir Terezinha Maciel, que dedicou cinco anos na construção da Cooperativa e foi traída covardemente por pessoas sem ética e por esse motivo viu seu trabalho reduzido a pó, está agora entusiasmada em ver o grupo de 140 famílias na área onde ela trabalhou/sonhou em construir um condomínio residencial.

Sua sobrinha, a Drª Lindiane, que esteve na caminhada desde 2005, agora é a procuradora da cooperativa e assessora a nova diretoria na regularização da documentação.

A COOPERATIVA HABITACIONAL METALÚRGICOS DE PASSO FUNDO terá acrescentado em sua identificação a sigla COOHASOL, uma homenagem realizada pelas famílias ao bairro que as acolheu.

 

Pesquisar

FTMRS