Mulheres Do Campo Fazem Manifestação Contra Presidente Do Stf
Pelo menos 400 militantes da Via Campesina participaram, na manhã do dia 10, de um protesto em frente ao Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília.Segundo a coordenadora nacional da Via Campesina, Rosana Fernandes, o protesto foi promovido em repúdio às últimas declarações do presidente do STF, ministro Gilmar Mendes, que cobrou ação do Ministério Público para apurar o repasse de recursos públicos ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).
Mulheres disseram que é direito do povo se organizar “Estamos no Supremo fazendo essa denúncia pública e dizendo não à criminalização dos movimentos sociais, porque é um direito do povo se organizar”, afirma a líder camponesa. Logo após a manifestação em frente ao STF, as mulheres fizeram um círculo ao redor da imagem da Justiça durante alguns minutos.
A coordenadora da Via Campesina, Maria José da Costa, disse que as invasões, como as que ocorreram ontem (9), no Ministério da Agricultura, em Brasília, e também em outras estados, continuarão enquanto o governo não se dispuser a discutir a reforma agrária e meio ambiente.
“Estamos exercendo um direito constitucional. E vai continuar se essa modalidade que vem sendo defendida continuar vigorando”, afirmou a líder durante o lançamento da Aliança para Defesa da Reforma Agrária e do Meio Ambiente, no Senado.
No evento, foi divulgado um manifesto com uma plataforma mínima de assuntos para serem debatidos no parlamento e com a sociedade.
Entre elas estão o cumprimento – e não a reforma – do Código Florestal, o resgate dos princípios da reforma agrária, como a não-concentração de terras, a punição de grileiros e ocupantes de má-fé e a observância das normas ambientais, o favorecimento da agricultura familiar e o fortalecimento da reforma agrária e do meio ambiente.
A aliança é formada por entidades como a Via Campesina, CNBB, Fórum Nacional pela Reforma Agrária e Fórum Brasileiro de ONGs e Movimentos Sociais para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento (Fboms).
A Comissão de Agricultura do Senado aprovou um requerimento convidando os ministros do Meio Ambiente, Carlos Minc, de Assuntos Estratégicos, Mangabeira Unger, e do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, para discutir a medida provisória que trata da regulamentação fundiária na Amazônia Legal.
Fonte: Portal do Vermelho