Foton confirma Guaíba como local de sua fábrica
Por oito meses, a partir do final do ano passado, a diretoria da Foton Aumark do Brasil manteve tratativas com o governo do Rio Grande do Sul para localizar sua planta em cidade gaúcha. Diante da demora e das indefinições, a empresa abriu negociações, em julho, com o Estado do Rio de Janeiro, que em menos de três semanas chegou a entendimento – inclusive com apresentação de duas áreas e compromisso de tornar-se sócio do empreendimento.
Porém, os terrenos oferecidos na cidade de Itatiaia não agradaram à empresa, que retomou conversas com o Rio Grande do Sul. A nova oportunidade foi tratada diretamente pelo governador gaúcho, Tarso Genro, que fechou o acordo na segunda-feira, 12, depois de reuniões com o presidente do BNDES, Luciano Coutinho, no Rio de Janeiro – ironicamente.
Na tarde de terça-feira, 13, o governador confirmou a cidade de Guaíba como sede da planta da montadora chinesa de caminhões, que ocupará área reservada no passado para a Ford. Segundo Tarso Genro, “houve alterações no sistema de incentivos do Estado, o que permitiu a negociação”.
O presidente da Foton Aumark, Luiz Carlos Mendonça de Barros, ressaltou que esta mudança foi fundamental para a definição do projeto.
No protocolo de intenções assinado na terça-feira consta investimento de R$ 250 milhões, com início da produção estimado para o segundo semestre de 2015 e capacidade de 21 mil unidades/ano. Até lá a empresa importará cerca de três mil caminhões por ano, de acordo com cota estabelecida pelo programa Inovar-Auto.
A partir de 2017 a montadora pretende alcançar 65% do conteúdo nacionalizado. Após 2018 o projeto estabelece a localização de fornecedores e ampliação da capacidade para 50 mil veículos anuais. A planta atenderá ao mercado local e exportações para a América do Sul e África.
A fábrica será construída em terreno de 150 hectares. Para os fornecedores será reservada área de 500 mil m².
Caminhões da empresa foram expostos em frente ao Palácio Piratini, sede do governo gaúcho. O governador do Estado chegou a assumir o posto de motorista de um deles, ainda que o veículo permanecesse estático.
A Foton Aumark é a representante exclusiva no Brasil da Beiqi Foton Motor Co. Ltd para a linha de caminhões acima de 3,5 toneladas. A Beiqi Foton Motor tem sede em Changping, próxima a Pequim, e mais nove unidades fabricantes de peças e veículos na China. O Grupo revela faturamento anual de US$ 65 bilhões e 650 mil unidades comercializadas/ano, por meio de onze marcas.
Fonte: Agência AutoData