CNM/CUT completa 20 anos de lutas e conquistas nesta sexta-feira

CNM/CUT completa 20 anos de lutas e conquistas nesta sexta-feira

A Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT comemora 20 anos de lutas em defesa dos direitos dos trabalhadores em todo o país nesta sexta-feira, 23 de março.

Para marcar a data haverá uma coletiva de imprensa com o presidente da CNM/CUT, Paulo Ayres, e convidados internacionais além de um ato político.

A entidade tem 900 mil trabalhadores em sua base, 6 federações, 80 sindicatos filiados e como seu Presidente de Honra o companheiro Luis Inácio Lula da Silva.


História da CNM/CUT
Os/as metalúrgicos/as foram a primeira categoria a organizar-se, enquanto ramo, no interior da CUT, cumprindo deliberação do 3º Congresso Nacional da Central, realizado em 1988. A CNM/CUT é uma entidade orgânica à Central que nasce para representar e organizar os sindicatos do complexo-metal-mecânico.

Em 1989, foi fundado, em Congresso, o Departamento Nacional dos(as) Metalúrgicos(as) da CUT. Em 23 de março de 1992, no 2º Congresso da categoria, o Departamento transformou-se em Confederação Nacional dos(as) Metalúrgicos(as) da CUT, deliberou pela filiação à Federação Internacional dos Trabalhadores na Indústria Metalúrgica - FITIM.

Em seu 3º Congresso, em 1995 delibera pela atuação direta na formação de trabalhadores(as) empregados e desempregados(as), através do Programa Integrar e concede o título de Presidente de Honra da CNM/CUT ao companheiro Luis Inácio Lula da Silva.

Em seu 4º Congresso, em 1998, aprofunda o debate sobre a organização sindical e realiza um importante Seminário Internacional sobre Formação Profissional e Políticas de Emprego. Define ainda uma participação decisiva da CNM/CUT na Campanha eleitoral para a presidência da república em apoio à frente popular.

Em 2001, no 5° Congresso da categoria foi formulada e aprovada a estratégia de disputa de hegemonia dos/as metalúrgicos/as e definidos os seguintes espaços prioritários de ação para os sindicatos: Lutas Gerais na Sociedade, Políticas Públicas e no Chão da Fábrica, lutando pelo Controle do Processo Produtivo.

Também neste congresso a CNM foi a primeira categoria a definir o engajamento formal na Campanha à Presidência da República. Esta resolução contribuiu efetivamente para que fosse eleito pela primeira vez na história um Trabalhador na Presidência do País, Luiz Inácio Lula da Silva.
Foi aprovado ainda, a estrutura e o processo de luta pelo Contrato Coletivo Nacional Articulado. E após o Congresso, e um Seminário inédito, foi estabelecido o processo de relações Sul-Sul entre Sindicatos Progressistas da África do Sul, Coréia e do Brasil. Aliança esta, que continua contribuindo para o estabelecimento de estratégias junto ao movimento internacional.

O 6° Congresso dos/as Metalúrgicos/as, em julho de 2004, foi extremamente representativo contando com a participação de todas as posições políticas comprometidas com os interesses dos/as trabalhadores/as, fortalecendo assim a unidade dos/as metalúrgicos/as da CUT, que afirmando sua independência, reafirmam seu apoio às medidas progressistas do Governo Lula que favorecem a classe trabalhadora. Este congresso foi dedicado a comemoração dos 10 anos de implantação das cotas na CUT, contando com uma ativa bancada feminina e aprovou uma resolução regulamentando o instrumento da cota na CNM, Federações e Sindicatos. Também foi criada a Secretaria da Mulher.

Já o 7º Congresso, realizado em junho de 2007, estabeleceu como principal luta dos metalúrgicos e metalúrgicas de todo o país a conquista do CCNT, Contrato Coletivo Nacional de Trabalho, objetivando diminuir as desigualdades econômicas regionais propondo a redução da jornada de trabalho, a constituição de um piso salarial nacional e a OLT, organização no Local de trabalho. Também importante foi a criação da Secretaria Nacional de Formação e da Secretaria Nacional de Saúde Previdência e Meio Ambiente como forma de melhor organizar nossas ações nestas duas importantes áreas de atuação sindical.

 


Fonte: FTMRS e Assessoria de Imprensa CNM/CUT

Pesquisar

FTMRS