Campanha Salarial: Semana termina com série de mobilizações em todo o RS

Campanha Salarial: Semana termina com série de mobilizações em todo o RS
Assembleia em Vacaria

Sindicatos dos Metalúrgicos de várias regiões do Estado promoveram uma semana de mobilizações e assembleias para avaliar a proposta patronal da Mesa de Negociações unificada do setor de Metalurgia.

Até o fechamento desta matéria, os trabalhadores de Panambi, Carazinho, Cachoeirinha, Venâncio Aires, Erechim, Porto Alegre e Vacaria já haviam rejeitado a proposta apresentada na mesa e decretado estado de greve.

Os trabalhadores demonstraram que estão unidos e dispostos à luta pela manutenção de direitos e reposição das perdas nos salários.

A reunião de negociações da mesa de metalurgia realizada na manhã de ontem (28) terminou em impasse. Como vem acontecendo há semanas, os patrões insistem na alteração da cláusula de trabalho aos sábados. Além disso, a proposta patronal inclui:

- Manter o quinquênio para os que já possuem o direito e, para os novos trabalhadores, passaria para decênio.

- Diminuir o número de dirigentes sindicais do Sindicato de Cachoeirinha de 20 para 14.

Com relação à proposta econômica, o sindicato patronal colocou a possibilidade de haver apenas abono e não reajuste salarial. Os dirigentes sindicais rejeitaram. Ficou acertado, então, para o próximo encontro a apresentação de nova proposta adequada à pauta da categoria.

A nova rodada está marcada para terça-feira, 3 de agosto, às 14h, em Porto Alegre.

Canoas segue firme na luta

O Sindicatos dos Metalúrgicos de Canoas e Nova Santa Rita promoveu, durante toda a semana, paralisações nas principais fábricas da região.
Após o rompimento das negociações e o ajuizamento do dissídio por parte do SIMECAN, ocorreu nesta semana a primeira audiência de conciliação. Na ocasião, o sindicato patronal se negou a apresentar melhorias na proposta de parcelamento, rejeitada pela categoria na Assembleia Geral do dia 20 de julho.

 

Pesquisar

FTMRS