Warning: file_get_contents(http://api.bit.ly/shorten?version=2.0.1&longUrl=http%3A%2F%2Fftmrs.org.br%2Fnoticia-6333-metalurgicos-todo-rs-participam-seminario-sobre-plr&login=ftmrs&apiKey=R_6dec9efdd901aa4b613b23eab43d24c7&format=xml): failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.0 410 Gone in /home/ftmrs/www/_include/ExtConvLinks.php on line 52
Metalúrgicos de todo RS participam de seminário sobre a PLR - FEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES METALÚRGICOS DO RIO GRANDE DO SUL
RSS
YouTube
Facebook
Twitter
NOTÍCIAS

01.12.23   |   PLR

Metalúrgicos de todo RS participam de seminário sobre a PLR

Rafaela Amaral (STIMMMEC)

http://ftmrs.org.br/images/202312010946310.jpg

Dirigentes sindicais que integram o Macrossetor da CUT-RS, de todo o estado, participaram do seminário de Participação nos Lucros e Resultados (PLR), promovido pela Federação dos Trabalhadores Metalúrgicos do RS (FTM-RS), na tarde desta quinta-feira (30). A atividade foi realizada no auditório do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Canoas e Nova Santa Rita (STIMMMEC) e reuniu diretores de entidades filiadas à FTM-RS, com o objetivo de contribuir com as entidades na construção de políticas voltadas para PLR e fortalecer a representatividade sindical.

O presidente da Federação dos Trabalhadores Metalúrgicos do RS (FTM-RS), Lírio Segalla destacou que a PLR é fruto da luta e reivindicação dos trabalhadores. "É um direito conquistado e que, no último período, vimos as empresas utilizando como ferramenta de gestão", afirmou.

Para ele, existe a oportunidade de trabalhar a PLR como ação sindical. "Precisamos levar em conta as diferenças, porque são naturais, mas precisamos combater as desigualdades para avançarmos", defende Lírio.

A assessora jurídica da FTM-RS, Fernanda Livi explicou os aspectos legais da PLR, um dos mais enfatizados foi a necessidade de haver a negociação para que os trabalhadores tenham esse direito. “É muito importante que os acordos de PLR tenham clareza e objetividade sobre as regras. Periodicidade, vigência e prazos também são relevantes”, explicou. A advogada lembrou que a PLR não tem incidência fiscal e tributária, por isso o Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (CARF) pode avaliar e validar os acordos.

Em seguida, Milton Viário abordou os aspectos políticos do Programa contidos na cartilha sobre a PLR elaborada pela Federação, em 2019. "Temos uma ferramenta muito valiosa nas mãos e não estamos sabendo trabalhar com ela. E obrigatório, por lei, a presença de representantes dos sindicatos nas negociações e isso é uma maravilha", disse ele.

Milton falou sobre os principais pontos para serem observados numa negociação, critérios para escolha da comissão, medição e distribuição, além de esclarecer o papel e o espaço do sindicato nas negociações. Por fim, ele apresentou um passo a passo para todos os representantes dos trabalhadores envolvidos na negociação.

Por fim, houve uma troca de experiência sobre PLR entre os participantes, considerando aspectos como: quais empresas realizam PLR, as conquistas obtidas e qual o processo estabelecido pelos sindicatos para encaminhar a PLR.

Formação - o seminário ocorreu dentro do terceiro e último módulo do curso de Formação Política e Sindical do Macrossetor da CUT-RS, que encerra hoje (1º) e debate o “Papel do movimento sindical e dos dirigentes na reconstrução do Brasil”. O Macrossetor integra diversos ramos da indústria e tem na coordenação, a Federação.

Fonte: FTM-RS

Sindicatos filiados
Boletim informativo. Cadastre-se!
Redes sociais e Feed
RSS
YouTube
Facebook
Twitter
Abrir
Rua Voluntários da Pátria, 595, 10° andar, sala 1007, Centro - Porto Alegre - RS
Fone/whats: 51 99716 3902
ftmrs@ftmrs.org.br
Horário: 8h30 às 12h e das 13h às 17h30    

Mapa de localização
© Copyright 2024 Federação dos Trabalhadores Metalúrgicos RS     |     Desenvolvido por Desize