Warning: file_get_contents(http://api.bit.ly/shorten?version=2.0.1&longUrl=http%3A%2F%2Fftmrs.org.br%2Fnoticia-6296-atuacao-cut-na-economia-solidaria-ganha-destaque-criacao-secretaria&login=ftmrs&apiKey=R_6dec9efdd901aa4b613b23eab43d24c7&format=xml): failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.0 410 Gone in /home/ftmrs/www/_include/ExtConvLinks.php on line 52
Atuação da CUT na Economia Solidária ganha destaque com criação de secretaria - FEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES METALÚRGICOS DO RIO GRANDE DO SUL
RSS
YouTube
Facebook
Twitter
NOTÍCIAS

30.10.23   |   CUT

Atuação da CUT na Economia Solidária ganha destaque com criação de secretaria

Reprodução

http://ftmrs.org.br/images/202310301047290.jpg

A organização e luta pelo desenvolvimento da economia solidária, pauta na qual a CUT já tem atuação há tempos, agora ganhará mais força com a criação da Secretaria Nacional de Economia Solidária, decisão tomada durante o 14º Congresso Nacional da Central (CONCUT), encerrado no dia 22 de outubro, em São Paulo.

A pasta será comandada pelo ex-secretário de Comunicação da CUT, Admirson Medeiros Ferro, conhecido como Greg. Para o dirigente, há um grande desafio pela frente no que se refere ao debate e de como colocar em prática as ações referentes ao tema.

“A nova secretaria terá o desafio de articular as diversas iniciativas já existentes que dialogam com a construção de políticas para a economia solidária com o movimento sindical, seja no fomento ao cooperativismo, ao crédito, e à comercialização, objetivando a geração de emprego e renda de qualidade apontando para um desenvolvimento econômico sustentável e solidário”, diz Greg.

Ele lembra ainda que o governo Lula reativou a Secretaria Especial de Economia Solidária, vinculada ao Ministério do Trabalho, que vem estruturando o tema como uma política de Estado, explica o dirigente.

Nesse contexto, a CUT tem como papel se dedicar à construção dessas políticas a partir dos trabalhadores.

Na vida dos trabalhadores

A classe trabalhadora vem passando por momentos difíceis desde o golpe contra presidenta Dilma Rousseff, em 2016, lembra Greg. “Temos uma classe trabalhadora com relações de trabalho precarizadas, com boa parte na informalidade. A secretaria vem no sentido de ajudar primeiro na organização desses trabalhadores e trazer o debate, as demandas, o cooperativismo e a solidariedade. Esse é um debate antigo e temos na ADS [Agência de Desenvolvimento Solidário], um papel fundamental”, diz.

A ADS foi criada em 1999 pela CUT juntamente com a Unitrabalho, Dieese, FASE e outras organizações. À época foi uma nova fase para os trabalhadores em busca de novos referenciais de geração de trabalho e renda e de alternativas de desenvolvimento.

A ADS consolidou suas ações na promoção da economia solidária e no desenvolvimento sustentável para o fortalecimento e constituição de cooperativas e de empreendimentos coletivos solidários como um meio de gerar trabalho e renda.

No 14º CONCUT foram criadas quatro novas secretarias. Além da Economia Solidária, foram criadas as pastas LGBTQIA+, Transporte e Logística e de Pessoas Aposentadas, Pensionistas e Idosas.

Fonte: CUT Nacional

Sindicatos filiados
Boletim informativo. Cadastre-se!
Redes sociais e Feed
RSS
YouTube
Facebook
Twitter
Abrir
Rua Voluntários da Pátria, 595, 10° andar, sala 1007, Centro - Porto Alegre - RS
Fone/whats: 51 99716 3902
ftmrs@ftmrs.org.br
Horário: 8h30 às 12h e das 13h às 17h30    

Mapa de localização
© Copyright 2024 Federação dos Trabalhadores Metalúrgicos RS     |     Desenvolvido por Desize