Warning: file_get_contents(http://api.bit.ly/shorten?version=2.0.1&longUrl=http%3A%2F%2Fftmrs.org.br%2Fnoticia-6287-luiz-gushiken-e-homenageado-no-ultimo-dia-14deg-concut&login=ftmrs&apiKey=R_6dec9efdd901aa4b613b23eab43d24c7&format=xml): failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.0 410 Gone in /home/ftmrs/www/_include/ExtConvLinks.php on line 52
Luiz Gushiken é homenageado no último dia de 14° CONCUT - FEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES METALÚRGICOS DO RIO GRANDE DO SUL
RSS
YouTube
Facebook
Twitter
NOTÍCIAS

23.10.23   |   CUT

Luiz Gushiken é homenageado no último dia de 14° CONCUT

ESDRAS MARTINS

http://ftmrs.org.br/images/202310231051340.jpg

Luiz Gushiken foi um dos mais importantes líderes políticos que o movimento sindical já produziu. Foi essa a definição que Fernanda Otero, organizadora do livro "A Nova Ordem - Luiz Gushiken", deu para essa importante figura da história da esquerda brasileira, falecido em 2013. Fernanda compôs a mesa de abertura do último dia do 14° CONCUT, usado para homenagear Gushiken e lançar o livro junto aos delegados e dirigentes.

Com o depoimento de 67 autores e autoras, pessoas que viveram os mesmos tempos históricos que Gushiken, e enfrentaram os mesmos desafios e lutas, o livro é também um esforço biográfico em torno do militante, além do registro da história do país, da esquerda, do movimento sindical, e ainda filosófico, a medida que mostra o espírito e a paciência revolucionária do homenageado.

Entre os colaboradores estão o presidente Lula, a ex-presidenta Dilma Rousseff, além de companheiros da Libelu, braço estudantil da trotskista Organização Socialista Internacionalista (OSI), onde Gushiken começou a atuar politicamente, jornalistas, amigos pessoais, e um infinidade de outras personalidades da esquerda brasileira.

Além dos textos, a obra conta também com uma coletânea de imagens selecionadas por Esdras Martins, fotógrafo que registrou inúmeras lutas da classe trabalhadora em São Paulo.

“Decidi organizar esse relato no meio da pandemia porque foi um momento em que a ausência do Gushi foi sentida com muita força. Ele me ajudou a enxergar o mundo de outra forma, a lutar pelo direito dos imigrantes, das pessoas vulnerabilizadas, e eu acredito que esse espírito deve ser transmitido também para outras pessoas e gerações”, afirmou Fernanda.

O livro impresso não está à venda, mas está disponível gratuitamente para baixar em formato PDF no site da Fundação Perseu Abramo. A obra, pode conter extensos relatos, muitos deles pessoais, de diversas personalidades e em primeira pessoa, está sendo gravado também para o formato de audiolivro.


Fonte: CUT Nacional

Sindicatos filiados
Boletim informativo. Cadastre-se!
Redes sociais e Feed
RSS
YouTube
Facebook
Twitter
Abrir
Rua Voluntários da Pátria, 595, 10° andar, sala 1007, Centro - Porto Alegre - RS
Fone/whats: 51 99716 3902
ftmrs@ftmrs.org.br
Horário: 8h30 às 12h e das 13h às 17h30    

Mapa de localização
© Copyright 2024 Federação dos Trabalhadores Metalúrgicos RS     |     Desenvolvido por Desize