Warning: file_get_contents(http://api.bit.ly/shorten?version=2.0.1&longUrl=http%3A%2F%2Fftmrs.org.br%2Fnoticia-6020-para-mercado-economia-vai-piorar-povo-em-geral-melhorar&login=ftmrs&apiKey=R_6dec9efdd901aa4b613b23eab43d24c7&format=xml): failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.0 410 Gone in /home/ftmrs/www/_include/ExtConvLinks.php on line 52
Para o mercado economia vai piorar, para o povo em geral, vai melhorar - FEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES METALÚRGICOS DO RIO GRANDE DO SUL
RSS
YouTube
Facebook
Twitter
NOTÍCIAS

20.03.23   |   Economia

Para o mercado economia vai piorar, para o povo em geral, vai melhorar

MARCELLO CASAL/AGÊNCIA BRASIL

http://ftmrs.org.br/images/202303201016480.jpg

Apesar das projeções para o Produto Interno Bruto (PIB) do boletim Focus, feitas por economistas consultados pelo Banco Central (BC), terem subido pela quarta vez seguida esta semana, apontando para uma expansão de 0,89% da economia brasileira, contra 0,76% um mês atrás, pesquisa da corretora Genial Investimentos e da Quaest, divulgada nesta quarta-feira (15), revela que o mercado enxerga piora na economia, ao contrário do povo que acredita em melhora.

De acordo com a pesquisa, para o mercado, ou seja, analistas financeiros tratados pela imprensa como um grupo que faz estudos e diagnósticos ‘técnicos, embasados e neutros", quando na verdade querem é ganhar ainda mais dinheiro, as decisões econômicas do presidente Lula (PT) e do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, vão contribuir com a piora da situação econômica do país, que foi entregue esfacelado, quebrado e endividado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Já para os brasileiros em geral, a chamada opinião pública que trabalha e não vive da renda gerada pelo aumento de lucros, a economia vai melhorar.

De acordo com a pesquisa Genial/Quaest, 78% dos entrevistados do mercado avaliam que a economia vai piorar nos próximos 12 meses.

Já para 62% dos entrevistados citados pela Genial/Quaest como 'opinião pública', a economia vai melhorar. Apenas 20% desse último grupo vê uma piora no horizonte.

Em seu perfil no Twitter, a presidente nacional do PT, deputada Gleisi Hoffmann (PR), reagiu à pesquisa feita em associação com uma corretora do mercado financeiro. Ela afirmou na postagem que o mercado financeiro é em sua essência bolsonarista, e que os principais interesses dos financistas neste início de governo Lula são "juros na estratosfera" e "arrocho fiscal suicida".

"Pesquisa genial/quaest mostra a voz do mercado: querem juros na estratosfera e arrocho fiscal suicida. Se dependesse deles, Bolsonaro seria presidente até hoje", escreveu Gleisi.

Os rentistas são favoráveis à manutenção dos juros a patamares elevados, como os de 13,75% praticados atualmente pelo Banco Central (BC), que o governo Lula considera impeditivo para o crescimento econômico. Também pressionam por um arrocho fiscal, limitando a atuação do Estado na economia.

Fonte: CUT Nacional

Sindicatos filiados
Boletim informativo. Cadastre-se!
Redes sociais e Feed
RSS
YouTube
Facebook
Twitter
Abrir
Rua Voluntários da Pátria, 595, 10° andar, sala 1007, Centro - Porto Alegre - RS
Fone/whats: 51 99716 3902
ftmrs@ftmrs.org.br
Horário: 8h30 às 12h e das 13h às 17h30    

Mapa de localização
© Copyright 2024 Federação dos Trabalhadores Metalúrgicos RS     |     Desenvolvido por Desize