RSS
YouTube
Facebook
Twitter
NOTÍCIAS

22.11.22   |   CUT

Antonio Lisboa, da CUT Nacional, é eleito presidente-adjunto da CSI

REPRODUÇÃO

http://ftmrs.org.br/images/202211221315260.jpg

Após cinco dias de intensos debates sobre o futuro do mundo do trabalho chegou ao fim, nesta terça-feira (22), o 5° Congresso da Confederação Sindical Internacional (CSI), em Melbourne, Austrália, com a eleição da nova diretoria da entidade. O secretário de Relações Internacionais da CUT, Antonio Lisboa assume a presidência-adjunta da entidade durante os próximos quatro anos. 

“Muita honra de ter sido eleito presidente-adjunto da CSI. É uma grande responsabilidade que envolve a representação de 210 milhões de trabalhadores de todo o mundo”, afirmou Lisboa após a eleição.

O italiano Luca Visentini, presidente da ETUC - European Trade Union Confederation (C Confederação Sindical Europeia, na tradução livre) assume o cargo de secretário-geral da CSI, em substituição a Sharam Burrow. 

Visentini liderará a entidade junto com os secretários-gerais-adjuntos Eric Mwezi Manzi (de Rwanda, África), Jordania Ureña Lora (De santo Domingo, América Central) e Owen Tudor (do Reino Unido). Assuem a presidência Akiko Gono (do Japão). Junto com Antonio Lisboa, a presidência adjunta terá Cathy Feingold, dirigente da maior central sindical do Estados Unidos, a AFL-CIO.

“Os últimos dias foram inspiradores. Temos trabalhado com foco, solidariedade e união para reforçar prioridades e metas para o futuro. Isso preparou o cenário para futuras ações concretas”, disse o novo secretário-geral da CSI, após a eleição.

Ao agradecer a então líder, Sharam Burrow, afirmando que ela ‘mudou radicalmente a agenda global para o bem dos trabalhadores e dos sindicatos’, Visentini reforçou a meta para os próximos anos.

“Juntos venceremos esta batalha porque estamos unidos e prontos para incluir todos em nosso movimento, independentemente de sua origem, não importa onde estejam”, disse o dirigente.

O congresso da CSI contou com cerca de mil delegados sindicais de mais de 120 países, sendo a maioria (50,8%) mulheres. Ao todo mais de 200 organizações de trabalhadores participaram do encontro que debateu e discutiu temas para nortear a ação do movimento sindical em todo o planeta pelos próximos quatro anos.

Além da Declaração do Congresso sobre um novo contrato social, o Congresso aprovou resoluções de emergência sobre o Irã, combatendo a extrema direita e a invasão da Ucrânia pela Rússia.

Fonte: CUT Nacional

 

Sindicatos filiados
Boletim informativo. Cadastre-se!
Redes sociais e Feed
RSS
YouTube
Facebook
Twitter
Abrir
Rua Voluntários da Pátria, 595, 10° andar, sala 1007, Centro - Porto Alegre - RS
Fone/whats: 51 99716 3902
ftmrs@ftmrs.org.br
Horário: 8h30 às 12h e das 13h às 17h30    

Mapa de localização
© Copyright 2024 Federação dos Trabalhadores Metalúrgicos RS     |     Desenvolvido por Desize