RSS
YouTube
Facebook
Twitter
NOTÍCIAS

10.08.22   |   Eleições 2022

CUT-RS e centrais reforçam ato em defesa da democracia nesta quinta

Divulgação

http://ftmrs.org.br/images/202208101048290.jpg

Porto Alegre volta às ruas nesta quinta-feira (11) em defesa da democracia, do sistema eleitoral brasileiro e por eleições livres, marcando o dia nacional de mobilização convocado por movimentos estudantis, centrais sindicais, movimentos populares e entidades da sociedade civil em resposta à escalada golpista do presidente Jair Bolsonaro (PL).

O dia 11 de agosto marca o dia do estudante e é também uma data histórica da luta estudantil, assinalando a fundação da União Nacional dos Estudantes (UNE).

A concentração terá início a partir das 8h, em frente ao Colégio Estadual Júlio de Castilhos, mais conhecido como Julinho, no bairro Azenha. Depois os manifestantes sairão em marcha, passando por volta das 9h30 no Campus Centro da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e seguindo até o Palácio Piratini para realizar um ato, às 10h, cobrando o governador Ranolfo Vieira Jr (PSDB), que assumiu após a renúnica de Eduardo Leite (PSDB), para que envie um projeto de reajuste do salário mínimo regional para a Assembleia Legislativa.

A caminhada irá na sequência até a Faculdade de Direito da UFRGS, onde às 11h está prevista a leitura da “Carta às Brasileiras e aos Brasileiros em defesa do Estado Democrático de Direito”, que será lida igualmente no mesmo horário em atos que acontecerão em todo o país. O texto elaborado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) já conta com mais de 800 mil assinaturas.

Barrar a onda golpista de Bolsonaro

A mobilização é uma reação organizada da sociedade para defender a democracia e barrar a onda golpista de Bolsonaro (PL), que vem atacando os ministros das cortes superiores e coloca em dúvida a segurança das urnas eletrônicas.

Os ataques de Bolsonaro têm ficado mais virulentos a cada pesquisa de intenções de voto. Ele está empacado em segundo lugar, bem distante do ex-presidente Lula (PT), o primeiro colocado, e já disse que não vai aceitar o resultado das eleições.

Para o presidente da CUT-RS, Amarildo Cenci, “será um Dia Nacional de Luta, em defesa da educação, da democracia, por direitos e por respeito à decisão do povo em relação ao processo eleitoral. É fundamental que nós estejamos junto com os estudantes e com todo o movimento social que quer um Brasil mais igual, um Brasil soberano e um Brasil de volta para os trabalhadores e as trabalhadoras com educação de qualidade e democracia”, destaca.

Defesa da democracia será permanente

No próximo sábado (13), a mobilização será protagonizada pelas mulheres. Centrais e movimentos sociais tomarão as ruas em todo o país em defesa da democracia e contra a fome, a miséria e a violência. Elas vão denunciar também os desmontes ocorridos após o golpe que derrubou a presidenta Dilma Rousseff (PT) e que impactaram de forma mais profunda a vida das mulheres.

A luta em defesa de democracia será permanente e marcará igualmente o dia 7 de setembro durante o tradicional Grito dos Excluídos, que está sendo organizado pelas pastorais sociais e movimentos populares com o apoio das centrais.

 

Fonte: CUT-RS

Sindicatos filiados
Boletim informativo. Cadastre-se!
Redes sociais e Feed
RSS
YouTube
Facebook
Twitter
Abrir
Rua Voluntários da Pátria, 595, 10° andar, sala 1007, Centro - Porto Alegre - RS
Fone/whats: 51 99716 3902
ftmrs@ftmrs.org.br
Horário: 8h30 às 12h e das 13h às 17h30    

Mapa de localização
© Copyright 2024 Federação dos Trabalhadores Metalúrgicos RS     |     Desenvolvido por Desize