RSS
YouTube
Facebook
Twitter
NOTÍCIAS

02.02.09   |   Fórum Social Mundial

Contra A Crise, Parlamentares Querem Aliança Com Movimentos

Documento final do Fórum Parlamentar Mundial defende aproximação com movimentos sociais e envia uma mensagem ao Conselho Internacional do FSM: "Alertamos o CI para a necessidade de integrar as iniciativas originadas na sociedade civil com as experiências protagonizadas por partidos populares, coalizões de esquerda e governos progressistas".


BELÉM - Assim como aconteceu em outros eventos que fazem parte do Fórum Social Mundial 2009, a crítica ao modelo econômico neoliberal e a afirmação da necessidade de superar a crise financeira global sem subtrair direitos sociais ou prejudicar os países menos desenvolvidos foram os principais pontos de debate do 6º Fórum Parlamentar Mundial, que se encerrou na sexta-feira (30) em Belém. Dezenas de parlamentares de países da América Latina e da Europa, além de deputados da Palestina, debateram também temas como processos migratórios, xenofobia, paz, sustentabilidade, democracia e direitos humanos.

A declaração final do Fórum, aprovada consensualmente pelos parlamentares, afirma que "é fundamental a reorganização e reorientação das instituições financeiras internacionais, tal como o Banco Mundial, o FMI e a OMC" e também recusa a partilha entre os Estados Unidos e a União Européia das presidências destas instituições: "Há mais mundo para além das potências capitalistas. A nova correlação de forças na América Latina, que hoje conta com um vasto leque de governos de esquerda, deve emprestar suas novas receitas para um desenvolvimento social e econômico de novo tipo", diz o documento.

O Fórum Parlamentar Mundial aprovou também uma resolução sobre a crise financeira, na qual "rechaça o sistema financeiro internacional orientado à especulação, que diminui seriamente a capacidade dos países em desenvolvimento" e pede a construção de "sociedades justas, inclusivas e solidárias". A resolução também "exorta os movimentos sociais do mundo a se organizar e mobilizar a favor de um novo sistema financeiro e econômico mundial fundado nos valores virtuosos da justiça, igualdade e solidariedade e a denunciar, no marco das conferências da ONU, o capitalismo e o neoliberalismo responsáveis pela atual crise financeira mundial".

Líder do governo do Brasil na Câmara dos Deputados, Henrique Fontana (PT-RS) convocou os colegas presentes ao Fórum Parlamentar Mundial a "intensificar o debate sobre o modelo econômico que nós queremos ver implantado no mundo inteiro" e fez um alerta: "A esquerda ainda não está conseguindo fazer o debate ideológico com a força necessária para combater a visão hegemônica da economia mundial. Este é o nosso grande desafio", disse.

Fontana afirmou que os parlamentares de esquerda devem se articular com os movimentos sociais em todo o mundo para viabilizar a agenda por um outro mundo possível: "É preciso dizer com todas as letras que essa crise é uma crise do capitalismo global. Ainda não temos hegemonia política para impor a agenda do Fórum Social Mundial, mas é preciso agir concretamente para isso".

Maior atuação
O deputado federal petista também fez críticas a pouca presença dos parlamentares: "Ela foi muito pequena. Isso precisa melhorar, apesar de reconhecermos que é um fruto da histórica distância nas relações entre o poder institucional e os movimentos sociais. Gostaria de uma presença maior de parlamentares, pois nós poderemos tomar um conjunto de medidas globais, como, por exemplo, a redução da jornada de trabalho. Quanto mais global for o debate sobre temas que envolvam o parlamento, melhor. A democracia participativa tem que ter sinergia com a democracia direta", disse Fontana.

Principal organizador do Fórum Parlamentar Mundial realizado em Belém, o deputado federal José Geraldo (PT-PA) fez uma avaliação positiva sobre o evento: "O contexto de crise global nos unifica mais e nos desafia mais. O parlamento começa a sentir a necessidade de atuar mais no que diz respeito a aprovar uma legislação que venha a atender as demandas quer são apresentadas pelos movimentos sociais. Os deputados comungam da visão de que os governos dos diversos países devem intervir nessa conjuntura e adotar programas para promover a inclusão social", disse.

José Geraldo ressaltou a importância de o Fórum Parlamentar acontecer paralelamente ao FSM: "O Fórum Social Mundial tem uma força que outras manifestações não têm, na medida em que você reúne gente de todo o mundo para discutir as políticas públicas. É um momento importante de conscientização, pressão, articulação e proposição, e isso tem um rendimento e um alcance políticos muito bons".

Recado ao CI
Os parlamentares também citaram a velha polêmica sobre se o FSM deve ou não atuar conjuntamente com os partidos políticos: "Eleitos pelo povo com compromissos de defender, a partir das instituições, uma ação que tem os mesmos objetivos dos movimentos sociais e do FSM, entendemos ter um importante papel a cumprir no âmbito dos Fóruns Sociais", diz a declaração final do Fórum Parlamentar Mundial.

Sobre o mesmo tema, o documento dos parlamentares manda um recado aos membros do Conselho Internacional do FSM: "Alertamos o CI para a necessidade de integrar as iniciativas originadas na sociedade civil com as experiências protagonizadas por partidos populares, coalizões de esquerda e governos progressistas".



Envie para um amigo Versão para Impressão
>> INSIRA SEU COMENTÁRIO >>

Leia Mais
01/02/2009

• Prefeitos e governadores querem ampliar cooperação amazônica : Ao final da assembléia, os participantes do Fórum de Autoridades Locais da Amazônia (FALA) divulgaram a Declaração da Amazônia, documento que condena "as políticas capitalistas dominantes, do modelo neoliberal, que por meio da super-exploração têm provocado graves danos ecológicos, econômicos, sociais e culturais na Amazônia e em seus habitantes".


31/01/2009

• Queremos todo : Sería romántica una lectura del FSM, sin advertir que la nueva relación de fuerzas que se mostró aquí en Belem es un inventario de los problemas y de las fuerzas, en un escenario, que es mucho mejor que el que teníamos cuando nació en Foro en 2001, en Porto Alegre.


• Contra a crise, parlamentares querem aliança com movimentos : Documento final do Fórum Parlamentar Mundial defende aproximação com movimentos sociais e envia uma mensagem ao Conselho Internacional do FSM: "Alertamos o CI para a necessidade de integrar as iniciativas originadas na sociedade civil com as experiências protagonizadas por partidos populares, coalizões de esquerda e governos progressistas".


• Soberania x Patentes, um debate sobre vida e morte : “O tema central deste debate é o controle entre a vida e a morte feito pelas indústrias farmacêuticas. E não é trivial, já que estamos falando da segunda maior indústria do mundo, só perdendo para a indústria da guerra. E por falar em guerra, nem os exércitos de Israel na Palestina, nem os dos Estados Unidos no Iraque, matam mais do que a indústria farmacêutica na África,” disse o indiano Amit Sen Gupta, durante o debate “Patentes X Soberania”


Fonte: Agência Carta Maior

Sindicatos filiados
Boletim informativo. Cadastre-se!
Redes sociais e Feed
RSS
YouTube
Facebook
Twitter
Abrir
Rua Voluntários da Pátria, 595, 10° andar, sala 1007, Centro - Porto Alegre - RS
Fone/whats: 51 99716 3902
ftmrs@ftmrs.org.br
Horário: 8h30 às 12h e das 13h às 17h30    

Mapa de localização
© Copyright 2024 Federação dos Trabalhadores Metalúrgicos RS     |     Desenvolvido por Desize