RSS
YouTube
Facebook
Twitter
NOTÍCIAS

19.03.15   |   FTMRS 2015

Metalúrgicos participam do lançamento da 12ª Colheita do Arroz Agroecológico em Eldorado do Sul

http://ftmrs.org.br/images/201503191212190.jpg

Motivo de muito orgulho para milhares de trabalhadores rurais do RS, a 12ª Colheita do Arroz Agroecológico se inicia amanhã em grande cerimônia promovida pela Cooperativa dos Trabalhadores Assentados da região de Porto Alegre (Cootap), em Eldorado do Sul. Atualmente a maior produção de arroz orgânico do país é oriunda dos assentamentos gaúchos. 

O ato oficial de abertura terá a presença da presidenta Dilma Roussef, juntamente com os ministros Patrus Ananias (Desenvolvimento Agrário), Miguel Rosseto (Secretaria-Geral) e Pepe Vargas (Secretaria de Relações Institucionais).

Além da abertura da colheita, será inaugurado um silo de secagem e de armazenagem de arroz e ocorrerá o lançamento do projeto da construção da indústria de processamento de arroz parboilizado, que será a primeira da América Latina.

Os metalúrgicos do RS estarão prestigiando este momento histórico, celebrando juntamente com as famílias envolvidas na produção de alimentação saudável. Trabalhadores de todas as regiões do estado participarão da atividade que terá como encerramento um grande almoço.

A parceria entre a categoria metalúrgica e os trabalhadores rurais da agricultura familiar está estabelecida há anos. Os metalúrgicos marcharam junto com os agricultores da Via Campesina e do MST, em 2013, em apoio ao Plano de Agricultura Camponesa, firmado pelo então governador Tarso Genro, e que liberou R$ 100 milhões de reais em investimentos.

Os metalúrgicos também, desde 2013, vêm buscando regulamentar na Convenção Coletiva de Trabalho a obrigatoriedade da inclusão de alimentos saudáveis no refeitório das empresas e de possibilitar a aquisição acessível para os trabalhadores nas fábricas.

Por quê falar em agricultura camponesa?
A agricultura camponesa não é só uma forma de produção no campo. É um modo de vida e de relação com a natureza. Os debates geram reflexões sobre a soberania alimentar do país, sobre o sistema agroalimentar e sobre as novas formas de relacionamento entre os trabalhadores do campo e da cidade , oportunizando diferente maneiras de distribuição e de consumo.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação FTMRS

Sindicatos filiados
Boletim informativo. Cadastre-se!
Redes sociais e Feed
RSS
YouTube
Facebook
Twitter
Abrir
Rua Voluntários da Pátria, 595, 10° andar, sala 1007, Centro - Porto Alegre - RS
Fone/whats: 51 99716 3902
ftmrs@ftmrs.org.br
Horário: 8h30 às 12h e das 13h às 17h30    

Mapa de localização
© Copyright 2024 Federação dos Trabalhadores Metalúrgicos RS     |     Desenvolvido por Desize