RSS
YouTube
Facebook
Twitter
NOTÍCIAS

18.03.15   |   Campanha Salarial 2015

Conselho de Sindicatos da FTMRS se reúne para debater os rumos da Campanha Salarial 2015

http://ftmrs.org.br/images/201503181836560.jpg

O Conselho de Sindicatos da Federação dos Trabalhadores Metalúrgicos do RS (FTMRS) esteve reunido na manhã de ontem (17) para avaliar a conjuntura econômica e política atual de forma a delinear a campanha salarial.

Como a data-base da categoria é maio, a pauta de reivindicações será entregue aos sindicatos patronais até o final de abril. Foi definida a data de 23 de abril para a Plenária Estadual dos Metalúrgicos para aprovação final da redação do documento.

Para o presidente da FTMRS, Jairo Carneiro, a pauta deste ano, mais do que nunca, deve estar focada em avanços sociais para a categoria e da garantia de que não haverá retrocesso em direitos conquistados.

Os economistas do Dieese, Ricardo Franzoi e Cristina Vieceli, apresentaram o cenário econômico que o Brasil atravessa, com a retomada de um projeto que segue três diretrizes: superávit fiscal, câmbio flutuante e meta da inflação. O resultado desta política é a queda na atividade econômica, aumento do custo de vida e possibilidade real de desemprego. As medidas do governo, segundo Franzoi, são uma aposta de que através do ajuste fiscal haja a retomada do crescimento econômico em médio prazo.

O ex-presidente da FTMRS, Milton Viário, falou sobre o momento político. O governo está sem a sua base de sustentação devido à retirada de apoio de alguns setores empresarias e da sociedade. A questão endêmica da corrupção no país passou, a partir dos governos Lula e Dilma, a ser amplamente divulgada e investigada, diferentemente do que ocorria no passado. Viário chamou atenção para que os dirigentes, em seus discursos nas portas das fábricas, esclareçam os trabalhadores sobre o porquê que antes a corrupção não era investigada. “Temos que lembrar que agora existe delação premiada e que através de um decreto da presidenta Dilma, em 2013, hoje um delegado pode solicitar a quebra do sigilo telefônico”.

O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Porto Alegre, Lírio Segalla, em sua intervenção, salientou a importância de os trabalhadores refletirem sobre que tipo de reforma política querem. É consenso entre a classe trabalhadora que somente através de uma reforma política, que entre outros fatores, contemple o fim do financiamento privado de campanha, será possível combater a corrupção no Brasil.

O deputado estadual Nelsinho Metalúrgico participou do encontro. Para ele o momento atual exige uma relação orgânica entre os trabalhadores visando a defesa dos direitos em razão do forte ataque que já está ocorrendo por parte de setores da direita no país.


Fonte: Assessoria de Comunicação FTMRS

Sindicatos filiados
Boletim informativo. Cadastre-se!
Redes sociais e Feed
RSS
YouTube
Facebook
Twitter
Abrir
Rua Voluntários da Pátria, 595, 10° andar, sala 1007, Centro - Porto Alegre - RS
Fone/whats: 51 99716 3902
ftmrs@ftmrs.org.br
Horário: 8h30 às 12h e das 13h às 17h30    

Mapa de localização
© Copyright 2024 Federação dos Trabalhadores Metalúrgicos RS     |     Desenvolvido por Desize