RSS
YouTube
Facebook
Twitter
NOTÍCIAS

06.03.15   |   Mulher

Os desafios das Mulheres Metalúrgicas para 2015

A atuação das mulheres em movimento sociais, sindicatos e na política tem sido responsável pela conquista de importantes conquistas no que se refere à questão de gênero nas últimas décadas. Já demos passos importantes e conseguimos alguns avanços, mas é preciso ampliá-los.

A população feminina no país chega a 51,3% de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2012, ou seja, as mulheres são maioria no Brasil. Ocorre que, mesmo sendo a maioria da população, o que se observa é uma sub-representação das mulheres nas instâncias decisórias.

Casos de preconceitos, discriminação e violência, infelizmente ainda integram o cotidiano da maior parte das mulheres no Brasil. Dados mostram que as mulheres possuem maior escolaridade e, no entanto, estão entre o maior índice de desempregados do país e recebem salários mais baixos que os homens.

O caminho a seguir ainda é longo e repleto de obstáculos, mas estamos certos de que ações integradas avançam mais do que atos isolados. As mulheres precisam estar unidas. A Federação dos Metalúrgicos do RS através do Coletivo de Mulheres Metalúrgicas e da CUT tem como compromisso combater todas as formas de violências e injustiças.

Mulher metalúrgica, tenha a certeza de que estamos na luta hoje, amanhã e sempre quando trata-se de salários, família, violência e direitos das mulheres.

Que este 8 de março, Dia Internacional da Mulher, seja um dia de celebração das conquistas até aqui obtidas e de reflexão dos desafios que estão a nossa frente tais como : conquista da licença maternidade de 180 dias; creche de qualidade; salários iguais para trabalho iguais independentemente do gênero; ampliação os espaços de atuação nos Sindicatos, Federações, Confederação e CUT; intensificação das lutas contra a retirada de direitos já adquiridos pelas mulheres em âmbitos local, estadual e nacional.

 

Mulheres
Autora: Carolina Salcides

Mulheres fracas, fortes. Não importa. Mulheres mostram que mesmo através da fragilidade são fortes o bastante para erguerem sempre a cabeça sem desistir, pois sabemos que somos capazes de vencer.

Temos a delicadeza das flores, a força de ser mãe, o carinho de ser esposa, a reciprocidade de ser amiga, a paixão de ser amante e o amor por ser mulher!

Somos fêmeas guerreiras, vencedoras. Somos sempre o tema de um poema. Distribuímos paixão, meiguice, força, carinho, amor.

Somos um pouco de tudo. Calmas, agitadas, lentas! Vaidosas, charmosas, turbulentas.

Mulheres fortes e lutadoras. Mulheres conquistadoras que amam e querem ser amadas. Elegantes e repletas de inteligência.

Com paciência o mundo soube conquistar. Mulheres duras, fracas.

Mulheres de todas as raças. Mulheres guerreiras. Mulheres sem fronteiras. Mulheres… Mulheres…


Homenagem do Coletivo de Mulheres da Federação dos Trabalhadores Metalúrgicos do RS pelo Dia Internacional da Mulher!

 

Sindicatos filiados
Boletim informativo. Cadastre-se!
Redes sociais e Feed
RSS
YouTube
Facebook
Twitter
Abrir
Rua Voluntários da Pátria, 595, 10° andar, sala 1007, Centro - Porto Alegre - RS
Fone/whats: 51 99716 3902
ftmrs@ftmrs.org.br
Horário: 8h30 às 12h e das 13h às 17h30    

Mapa de localização
© Copyright 2024 Federação dos Trabalhadores Metalúrgicos RS     |     Desenvolvido por Desize