RSS
YouTube
Facebook
Twitter
NOTÍCIAS

04.03.15   |   CUT

No RS, dia 12 é dia de defender a Petrobrás e a democracia

A CUT-RS junto com a Coordenação dos Movimentos Sociais do RS (CMS-RS) conclama as trabalhadoras e os trabalhadores, militantes e dirigentes gaúchos para realizar um grande ato estadual em defesa da democracia e direitos, da Petrobrás e da Reforma Política.

As mobilizações começarão às 7h, na Refinaria Alberto Pasqualini, em Canoas. Em Porto Alegre, às 9h haverá uma concentração em frente ao IPE-RS (Av. Borges de Medeiros, 1945), em defesa do IPE público. Após, os trabalhadores se concentrarão no Largo Glênio Peres, no centro da capital, de onde sairá uma caminhada, às 12h, rumo à Praça da Matriz.

“Estamos planejando uma jornada de lutas em defesa da Petrobrás e pelos direitos trabalhistas. Temos cobranças a fazer (ao governo federal) sobre os direitos trabalhistas”, afirmou o presidente da CUT-RS, Claudir Nespolo.

Pautas

A defesa da Petrobrás, empresa que corresponde a 13% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional é fundamental para o país. O coordenador da Federação Única dos Petroleiros (FUP), José Maria Rangel, afirma que a defesa da soberania nacional e do emprego dos petroleiros é urgente.

Outra bandeira é pelo Plebiscito sobre a Constituinte Exclusiva e Soberana para reforma do sistema político. A representante da Secretaria Operativa Nacional do Plebiscito Popular, Paola Estrada, explica que existe uma manobra no Congresso para que se aprove a reforma política pela Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 352/2013, considerada pelos movimentos como a “PEC da Corrupção” porque defende temas polêmicos, como o financiamento privado de campanha eleitoral. A proposta que dialoga com a classe trabalhadora é a da Constituinte pela Reforma do Sistema Político. A consulta popular está prevista no Projeto de Decreto Legislativo (PDC) 1508/14, da deputada Luiza Erundina (PSB-SP).

O fim das Medidas Provisórias (MP´s) 664 e 665, que alteram direitos da classe trabalhadora, também é uma das questões centrais. Os movimentos do Brasil estão em alerta desde que foram editadas pelo governo federal, em 30 de dezembro de 2014.

Por isso, aqui no RS, o dia 13 será no dia 12 de março quando a classe trabalhadora irá às ruas defender a Petrobrás e a democracia.

Por: CUT-RS com CUT Nacional

Sindicatos filiados
Boletim informativo. Cadastre-se!
Redes sociais e Feed
RSS
YouTube
Facebook
Twitter
Abrir
Rua Voluntários da Pátria, 595, 10° andar, sala 1007, Centro - Porto Alegre - RS
Fone/whats: 51 99716 3902
ftmrs@ftmrs.org.br
Horário: 8h30 às 12h e das 13h às 17h30    

Mapa de localização
© Copyright 2024 Federação dos Trabalhadores Metalúrgicos RS     |     Desenvolvido por Desize