RSS
YouTube
Facebook
Twitter
NOTÍCIAS

03.03.15   |   Sindicatos 2015

Sindicato dos Metalúrgicos de Erechim comemora 60 anos

http://ftmrs.org.br/images/201503031047360.jpg

A festa em comemoração aos 60 anos da entidade foi realizada no ultimo sábado (28) na Sede Campestre do Sindicato, reunindo autoridades, trabalhadores, representantes de entidades sindicais, movimentos sociais e populares. Na entrada, 4 painéis recuperaram a história ao longo dos 60 anos, destacando os primeiros sócios e os associados do sindicato em 60 anos, as maiores lutas da entidade, a inserção do Sindicato na sociedade documentada pela imprensa e todas as ações desenvolvidas na área da educação, formação e lazer.

A importância do Sindicato, fundado em 24 de janeiro de 1955, foi destacada nos discursos das autoridades presentes. O deputado estadual Altemir Tortelli lembrou o posicionamento do Sindicato nas questões que afetam os trabalhadores: “É um trabalho que vai além da categoria e se insere na sociedade”, disse. O secretário de Coordenação e Planejamento de Erechim, Anacleto Zanella, destacou o trabalho conjunto dos metalúrgicos com os demais sindicatos urbanos e rurais. “ O Sindicato sempre esteve presente nas grandes lutas dos trabalhadores, de todas as categorias profissionais”, disse. O diretor de Política Sindical da Confederação Nacional dos Metalúrgicos, Loricardo de Oliveira, destacou a participação das mulheres na direção do Sindicato e a organização ao longo da história. “ Cada sócio do Sindicato vale, no mínimo, por dois, porque a luta que os metalúrgicos de Erechim desenvolvem são focadas e estratégicas”. O coordenador da Industriall Global Union da Federação Internacional dos Metalúrgicos e ex-presidente do sindicato, Marino Vani, recordou as lutas do Sindicato. “ Ser direção do Sindicato na década de 90 significava enfrentar uma luta diária de perseguição”. Ele também fez um comparativo das conquistas obtidas no Brasil em relação a outros países da América Latina, ressaltando que “enquanto no Brasil lutamos para não perder direitos, em outros países sequer existe uma Legislação Trabalhista e sindicatos para organizar os trabalhadores”.

O ato também homenageou os ex- presidentes: Avelino Morganti, Adolfo Cosel, Nelito Dambros, Fiorindo Cambrussi, Marino Vani, Jaime Basso e Valdecir Frare. Convidado a falar em nome dos ex- presidentes, Jaime Basso reuniu todos em um único discurso. Aos 94 anos, Avelino Morganti relatou as dificuldades vividas durante a Ditadura Militar e elogiou a organização dos metalúrgicos. Fiorindo Cambrussi destacou o trabalho realizado por todas as direções. “Cada uma, na sua época, deu a sua contribuição, mas não se pode perder de vista que o trabalho é permanente e são ainda muitos os desafios”, destacou.

O atual presidente, Fabio Adamczuk, destacou a construção da estrutura e a luta por melhores salários, dignidade no local de trabalho e a participação do sindicato na luta pela implantação da Universidade Federal da Fronteira Sul, do Instituto Tecnológico do RS e no Fórum da Água. O presidente pediu um minuto de silêncio em homenagem aos metalúrgicos que morreram no local de trabalho, destacando que “quando a gente olha a história, vemos o embate constante contra o capital. Nesta luta diária temos trabalhadores que ainda perdem a vida no local onde deveriam conquistar a dignidade”. Adamczuk também homenageou os trabalhadores da categoria, representados pelos metalúrgicos Fernando Perin e Tatiane Ogrodoski e chamou a atenção para o fato de que em 60 anos a presidência do Sindicato ter sido ocupada somente por homens. “Já temos mulheres na direção, mas o desafio é chegar aos 70 anos com o Sindicato sendo conduzido por uma mulher”, disse.

Autoridades, ex- presidentes e parceiros receberam uma placa comemorativa à data. A homenagem também foi feita aos representantes dos sindicatos de Maquinas Agrícolas de Passo Fundo, de Maquinas Agrícolas de Carazinho, dos Metalúrgicos de Carazinho, Metalúrgicos de Porto Alegre, dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do Alto Uruguai, dos Comerciários, Alimentação, Vestuário e dos Bancários de Erechim, da Associação dos Rodoviários de Erechim e ao vereador Silvio Ambrósio, que participaram da solenidade. Depois do almoço a comemoração seguiu com show de Márcio Rech e com o sorteio dos 60 prêmios da Promoção “60 anos, 60 prêmios”. Trabalhadores de todas as empresas de Erechim e Estação, sócios do Sindicato, foram contemplados com prêmios como TVs, Notebooks, geladeiras, máquinas de lavar e outros.

Fonte: Sindicato dos Metalúrgicos de Erechim

Sindicatos filiados
Boletim informativo. Cadastre-se!
Redes sociais e Feed
RSS
YouTube
Facebook
Twitter
Abrir
Rua Voluntários da Pátria, 595, 10° andar, sala 1007, Centro - Porto Alegre - RS
Fone/whats: 51 99716 3902
ftmrs@ftmrs.org.br
Horário: 8h30 às 12h e das 13h às 17h30    

Mapa de localização
© Copyright 2024 Federação dos Trabalhadores Metalúrgicos RS     |     Desenvolvido por Desize