RSS
YouTube
Facebook
Twitter
NOTÍCIAS

12.11.14   |   CUT

Em reunião na CUT, Lula discute papel do sindicalismo no novo governo de Dilma

Ricardo Stuckert/Instituto Lula

http://ftmrs.org.br/images/201411121044270.jpg

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou, na manhã desta terça-feira (11), de reunião ampliada da executiva nacional da Central Única dos Trabalhadores, a CUT. O tema central do encontro foi o papel do movimento sindical nos próximos quatro anos, período do novo mandato da presidenta Dilma Rousseff.

Vagner Freitas, presidente da CUT, falou do importante papel do movimento sindical nas eleições, mas ressaltou que o maior desafio é criar condições políticas para que as promessas de campanha sejam cumpridas. "O movimento tem um papel fundamental de fazer pressão para que a pauta da classe trabalhadora seja atendida", destacou Vagner citando reivindicações importantes como o fim do fator previdenciário, a redução da jornada de trabalho, as reformas política, agrária, tributária e da comunicação.

Lula concordou que o apoio da CUT à reeleição de Dilma não significa perda de autonomia.O ex-presidente destacou que é importante que os sindicatos tenham uma pauta clara para os próximos anos. "O movimento sindical também precisa sair do chão de fábrica", disse. Para ele, os sindicatos precisam representar o trabalhador em todas as dimensões da vida e não apenas quando ele está na fábrica. "Não podemos nos limitar à luta economicista. Precisamos retomar a política", enfatizou Lula.

O ex-presidente falou ainda da importância de pensar no novo mercado de trabalho, no crescimento do setor de serviços, nas novas demandas dos trabalhadores e em temas como a taxação dos salários.

O presidente da Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT (CNM/CUT), Paulo Cayres, participou da reunião e avaliou como extremamente positiva a disponibilidade do ex-presidente Lula em participar da atividade. "Lula se colocou à disposição do movimento sindical para ajudar a articular nossas demandas junto ao governo", informou.

Fonte: Instituto Lula, com CNM/CUT

Sindicatos filiados
Boletim informativo. Cadastre-se!
Redes sociais e Feed
RSS
YouTube
Facebook
Twitter
Abrir
Rua Voluntários da Pátria, 595, 10° andar, sala 1007, Centro - Porto Alegre - RS
Fone/whats: 51 99716 3902
ftmrs@ftmrs.org.br
Horário: 8h30 às 12h e das 13h às 17h30    

Mapa de localização
© Copyright 2024 Federação dos Trabalhadores Metalúrgicos RS     |     Desenvolvido por Desize