RSS
YouTube
Facebook
Twitter
NOTÍCIAS

06.01.09   |   Reforma Agrária

Por Que O Mst Elevou O Teor Das Críticas Ao Governo Lula

http://ftmrs.org.br/images/noticias_img_191.jpg
É uma dessas tardes de sol intenso em Salvador. Dezenas de militantes do MST, bandeiras à mão e sorrisos no rosto, reúnem-se à frente do Centro de Convenções da Bahia. Não estão ali para ocupar um latifúndio improdutivo ou organizar mais um protesto em defesa da reforma agrária. A mobilização é, sim, para inaugurar um monumento a Simom Bolívar — um busto doado ao Brasil pelo presidente venezuelano Hugo Chávez.

''Atos dessa natureza contribuem muito para a integração da América Latina, politizam todo esse processo e fazem com que a integração não fique só nos marcos da economia. Ações assim extrapolam para a política, para a ideologia, para a cultura'', afirma ao Vermelho João Paulo, membro da coordenação nacional do MST.

Afora a presença do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, destacam-se os participantes, as bandeiras e as faixas da CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil) e do PCdoB. No palco, um pouco mais tarde, estariam reunidos nada menos que cinco presidentes latino-americanos — além de Chávez, o brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva, o cubano Raúl Castro, o boliviano Evo Morales e o hondurenho José Manuel Zelaya Rosales.

É uma das últimas ações do calendário do MST em 2008 — ''um ano difícil'', segundo João Paulo, devido às limitações da política agrária de Lula e à crise econômica. Mas também um período em que o MST acumulou ''para que 2009 possa se transformar num ano de lutas e mobilização social''.

Leia abaixo a entrevista de João Paulo ao Vermelho.

Você avalia que 2008 foi positivo para o MST?

Foi um ano difícil, com uma conjuntura adversa — fruto de pouco avanço na reforma agrária — e uma crise econômica nestes últimos meses. Mas o MST avalia que 2008 foi positivo, sim. Conseguimos avançar na área de formação política, na educação — formamos muita gente — e tivemos um bom processo de elaboração política.

Avançamos em cooperação agrícola e política de agroindústria, de crédito, mas também na política de alianças. O MST fez, neste ano, boas alianças na CMS (Coordenação dos Movimentos Sociais) e na Assembléia Popular.

Avançamos internacionalmente na Via Campesina e saímos de uma grande conferência na América Latina para uma conferência mundial. Então a nossa avaliação do ano é muito positiva. E avaliamos que o principal é se preparar para 2009. Acumulamos para que 2009 possa se transformar num ano de lutas e mobilização social.

Por outro lado, as críticas do MST ao governo Lula se tornaram mais recorrentes e muito mais intensas em 2008, não?

Concordo. Acho que 2008 foi um ano de vários avanços no governo Lula — um ano de bom crescimento econômico. Mas, no tema da reforma agrária, o governo deixou muito a desejar. Este vai ser o pior dos seis anos de governo Lula em relação à política agrária, o ano em que o governo menos assentou famílias — em torno de 20 mil. Em outros anos, foram assentadas 100 mil, 80 mil famílias. Isso faz que com se aumentem as críticas ao governo.

Além disso, tivemos muitos problemas com o avanço do agronegócio, em especial do etanol. Muitas áreas do Centro-Oeste e da Amazônia foram desapropriadas e usadas para o plantio de cana-de-açúcar. Grandes empresas transacionais que atuam no Brasil também avançaram em áreas do Sul e do Sudeste para o plantio do eucalipto.

Sem dúvida nenhuma, isso deixa um clima de hostilidade a essa forma de governar. É um governo de esquerda que continua priorizando essa política de investimento em áreas de monocultura. Além de criar um conjunto de problemas ambientais e sociais, não é uma política que distribui renda no campo. Por isso é que aumentaram as críticas.

Apesar disso, o MST insiste em dizer que não é oposição ao governo — e também não é de situação. Somos de um movimento que vai continuar com sua autonomia, defendendo temas importantes e fazendo críticas às medidas que não trazem avanço para a sociedade.

Em novembro, o governo fez uma série de audiências com os movimentos sociais. Deu para sair dessas reuniões — não tão freqüentes — com uma boa expectativa?

De modo geral, não podemos nos queixar da abertura do governo, que recebe e não criminaliza os movimentos sociais...

Mas até você mesmo já reclamou disso, em 2007, numa audiência da CMS com o ministro Luiz Dulci. Disse que o governo Lula só procurava os movimentos sociais em épocas de crise...

Os movimentos até têm uma certa receptividade. O problema é que o governo, de fato, só convoca os movimentos sociais em períodos de crise. Nós até conseguimos chegar ao presidente, mas o governo tem uma dificuldade muito grande em governar para os movimentos sociais. É uma governança muito ligada ao Congresso Nacional, e isso dificulta.

Acho que as audiências que houve no mês de novembro foram importantes, mas não trouxeram — não puderam trazer — melhorias à pauta dos movimentos sociais. Foram audiências para debater grandes políticos, especialmente a crise econômica. Na nossa leitura, é muito difícil o governo querer dividir o ônus da crise com os movimentos sociais. E não vamos mesmo aceitar, de modo nenhum, qualquer proposta que possa tirar direitos dos movimentos. Isso está muito claro para o MST, para as centrais sindicais e para todos os movimentos sociais.

O que é importante, para nós todos, é que o governo aproveite 2009, um ano sem eleição, para continuar o diálogo com os movimentos. Mas que seja um diálogo mais pragmático, que permita avançar em algumas questões concretas, como os grandes temas estruturais — educação, saúde, moradia, reforma agrária...

Os movimentos promoveram, em dezembro, uma série de atos e reuniões em Salvador — como a Cúpula dos Povos do Sul e a Marcha pela Unidade Latino-Americana e Caribenha. Em nenhuma dessas atividades a participação do MST sobressaiu tanto quanto nesta inauguração do busto em homenagem a Simom Bolívar...

Você achou isso?

Sim. É só impressão minha?

Nós tivemos presentes durante toda a cúpula com uma representação menor, é verdade, e participamos também da marcha organizada pelas centrais. Mas aqui, na inauguração do busto, há elementos importantes. Primeiro, é pelo carinho e pela boa relação que temos pela Venezuela. Estamos fazendo um esforço com outras organizações da CMS para ajudar a construir a Alba (Alternativa Bolivariana para as Américas).

E achamos que é extremamente importante ter a oportunidade de inaugurar um monumento de Simom Bolívar no Brasil. Atos dessa natureza contribuem muito para a integração da América Latina, politizam todo esse processo e fazem com que a integração não fique só nos marcos da economia. Ações assim extrapolam para a política, para a ideologia, para a cultura.

Numa atividade como essa, ter a presença do Evo Morales e do Hugo Chávez, do próprio Raúl Castro, é muita honra para nós, brasileiros do MST. Por isso a nossa movimentação para representar aqui o MST e a Via Campesina. A nossa vontade era estar com uma delegação muito maior para receber esses presidentes. Mas, como não foi possível, viemos nós aqui trazer nosso abraço fraterno a tão importantes chefes de Estado.



Fonte: Boletim do MST

Sindicatos filiados
Boletim informativo. Cadastre-se!
Redes sociais e Feed
RSS
YouTube
Facebook
Twitter
Abrir
Rua Voluntários da Pátria, 595, 10° andar, sala 1007, Centro - Porto Alegre - RS
Fone/whats: 51 99716 3902
ftmrs@ftmrs.org.br
Horário: 8h30 às 12h e das 13h às 17h30    

Mapa de localização
© Copyright 2024 Federação dos Trabalhadores Metalúrgicos RS     |     Desenvolvido por Desize