RSS
YouTube
Facebook
Twitter
NOTÍCIAS

10.02.12   |   Geral 2012

Centrais debatem piso regional com presidente da AL/RS


Na manhã do dia 8 de fevereiro, diversas categorias estavam representadas na reunião de sindicalistas que debateu o piso regional na sede da Central dos Trabalhadores do Brasil (CTB). O encontro teve como objetivo fortalecer a unidade das centrais para discutir a votação do projeto de Lei 455/201com o novo presidente da Assembleia Legislativa, Alexandre Postal.

Após a reunião, os representantes das centrais, federações e sindicatos entregaram um documento ao novo líder do parlamento gaúcho, que ouviu a reivindicação dos dirigentes para a votação urgente do projeto de Lei 455/201 do Executivo sobre o Piso Mínimo Regional de 2012.

Os sindicalistas enfatizaram a necessidade de agilidade na votação do Projeto de Lei 455/2011, do Poder Executivo, que trata do reajuste do piso regional salarial e prevê inclusão de categorias. O PL 455/2011 estabelece índice de reajuste de 14,75%, mas as centrais sindicais pedem 18,7%, segundo o presidente da Federação dos Empregados no Comércio de Bens e de Serviços do RS (Fecosul), Guiomar Vidor, também presidente da CTB-RS.

O secretário-geral da CUT-RS, João Batista Xavier da Silva, destacou a necessidade de uma política permanente de valorização do piso regional. “Precisamos fazer com que o projeto seja votado na íntegra porque o piso atinge mais de 1.200 milhão de gaúchos. É uma forma de distribuição de renda.”
 
Os novos sindicatos incluídos no projeto de Lei do Executivo são os de empregados em hotéis, bares, restaurantes e similares; em empresas produtoras e distribuidoras de cinemas; e os de garagens e estacionamentos.
 
Postal assegurou que o projeto será votado o mais breve possível. “É uma obrigação da Assembleia. Contem com esse Parlamento que nunca se omitiu e está em defesa do trabalhador do Rio Grande do Sul. Aquilo que nós pudermos fazer pela classe trabalhadora, nós faremos.”
 
Outra reivindicação das centrais sindicais foi para que seja colocado em votação, o mais breve possível, o projeto do deputado Heitor Schuch, já aprovado na Comissão de Constituição e Justiça, que estabelece a valorização permanente do Piso Mínimo Regional.
 
A próxima reunião das centrais, que terá como objetivo organizar ações de mobilização referentes ao piso regional, ficou agendada para o dia 13, às 14h, na sede da Central Única dos Trabalhadores.

No dia 27, o governador receberá as centrais sindicais às 8h45min no Palácio Piratini. Os dirigentes sindicais reforçarão a necessidade de que o projeto de Lei 455/2011 seja mantido integralmente, com a inclusão das novas categorias de trabalhadores.


Fonte: CUT/RS

Sindicatos filiados
Boletim informativo. Cadastre-se!
Redes sociais e Feed
RSS
YouTube
Facebook
Twitter
Abrir
Rua Voluntários da Pátria, 595, 10° andar, sala 1007, Centro - Porto Alegre - RS
Fone/whats: 51 99716 3902
ftmrs@ftmrs.org.br
Horário: 8h30 às 12h e das 13h às 17h30    

Mapa de localização
© Copyright 2024 Federação dos Trabalhadores Metalúrgicos RS     |     Desenvolvido por Desize