Negociações da campanha salarial entram em nova fase esta semana

 

Esta semana foi realizada mais uma rodada de reuniões das três mesas de negociações da Campanha Salarial 2013: Metalurgia, Máquinas Agrícolas e Reparação de Veículos.

A reunião de ontem na mesa de Metalurgia foi decepcionante. Os patrões demostraram uma total desconsideração aos interesses dos seus funcionários, não querendo abrir mão de nada. De acordo com o presidente da Federação dos Trabalhadores Metalúrgicos do RS,  Jairo Carneiro, não se avançou no debate, a atitude do patronal foi a da negativa pela negativa. “Uma mobilização mais forte da categoria com certeza vai ser necessária  para destravar esta mesa.”, declarou.

Na próxima semana, a questão financeira será abordada e os dirigentes vão voltar a tratar das cláusulas sociais como condição de negociação nesta Campanha.

Hoje pela manhã foi realizada a reunião da mesa de Reparação de Veículos, diferentemente da Metalurgia, os patrões se mostraram receptivos às cláusulas sociais e financeiras propostas pelos metalúrgicos. O espírito de negociação é outro e realmente há um avanço a cada encontro.

Jairo Carneiro, que também esteve presente nesta rodada, ressaltou uma contrapartida do patronal a ser analisada. Embora os empresários tenham negado a licença maternidade de seis meses, eles aceitam reduzir durante os três meses subsequentes à licença,  a carga horária de trabalho das mães.

Na mesa de Máquinas Agrícolas o encontro foi basicamente direcionado pelos patrões que apresentaram a realidade do setor sob o seu ponto de vista com números e estatísticas econômicas. Os dirigentes sindicais ouviram o que foi exposto e ficou para o próximo encontro a apresentação de novas propostas.

Na semana que vem haverá novas reuniões. Confira no site da FTMRS a cobertura completa sobre a Campanha Salarial 2013.

Pesquisar

FTMRS