Metalúrgicos de São Leopoldo e região aprovam reajuste de 9,20%
Na noite de quinta-feira, 08, mais de 200 trabalhadores foram até a sede do Sindicato dos Metalúrgicos de São Leopoldo e Região (STIMMMESL) participar da assembleia da categoria, onde aprovaram um reajuste de 9,20%.
Para chegar neste índice de reajuste foi levado em conta o INPC de julho, de 6,97%, mais um percentual de ganho real. Além do aumento geral de 9,20%, o piso teve um aumento de 14,30% sobre julho de 2012, passando para R$ 880,00. Com a indexação ao Piso Regional, em 1º de janeiro de 2014, este valor poderá ser ainda maior, devido ao reajuste do Piso Regional.
O presidente do Sindicato, Jorge Edemar Corrêa, deu inicio a assembleia agradecendo a participação dos trabalhadores e relatando como foi a campanha nas portas de fábricas, realizada nas últimas semanas.
A data base da categoria é 1º de julho e como os dirigentes da entidade ressaltaram, esse percentual ficou de acordo com o restante dos acordos fechados nas demais bases metalúrgicas do Estado.
Desconto assistencial
Além dos 9,20%, a assembleia aprovou o tradicional desconto assistencial de 5% para manutenção estrutural e da luta dos trabalhadores. Corrêa informou o percentual deduzido por outros sindicatos no desconto assistencial e afirmou que o STIMMMESL é uma das entidades que tem o menor valor.
Participação
Acompanhando a assembleia, o presidente da CUT-RS, Claudir Nespolo, destacou a importância do Sindicato para as lutas da Central. “Sempre que precisamos dos metalúrgicos de São Leopoldo, vocês estão lá, seja em atos em Porto Alegre ou encarando viagens de ônibus até Brasília. Este é um sindicato de linha de frente”, afirmou.
Nespolo disse ainda da importância de não se ter uma campanha salarial muito longa, pois isso maltrata o trabalhador e referente ao reajuste proposto salientou que está dentro da média dos acordos fechados este ano. “Não tenho dúvida que o sindicato fez um grande trabalho para conquistar esse reajuste”, falou ele.
O diretor da CNM/CUT, Loricardo de Oliveira e integrantes do jurídico do Sindicato também acompanharam a assembleia.