Montadoras esperam números recordes para junho e projetam aumento de 3%


A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) acredita que os números de produção e vendas de veículos possam alcançar novos recordes neste mês. Em maio, o volume fabricado chegou à marca histórica de 348.070 unidades, superando em 0,3% o total de abril, quando já havia sido recorde. Em vendas, foi o melhor mês de maio para veículo leves.

Segundo o presidente da entidade, Luis Moan, o mês de junho é tradicionalmente mais forte, “nos últimos oito anos sempre apresentou vendas superiores ao mês de maio”, diz. Com base nos números até maio, o setor mantém o otimismo em relação ao crescimento da atividade. A expectativa é de um avanço de 3%.

Para embasar a previsão, Moan cita dados como a expectativa de alta de 4,5% na produção de aço bruto e no fluxo de veículos pesados nas estradas. “A produção do nosso setor, mais esses números, nos levam a crer num PIB de 3%. Francamente acreditamos nesse número”, diz. Outro fator a contribuir para a expectativa positiva é a exportação. As vendas ao exterior cresceram 13,4% no acumulado do ano, ante previsão da Anfavea de queda de 4,5% no ano. Segundo Moan, a recente alta do dólar deve contribuir para o desempenho favorável nos próximos meses.

No entanto, o dirigente admitiu que o livre comércio de veículos entre Brasil e Argentina, previsto para entrar em vigor em 1 de julho, não irá ocorrer e avaliou que o cenário possível é a prorrogação das atuais regras de mercado no setor entre os dois países. Até o final deste mês, o acordo prevê que o Brasil possa exportar ao país vizinho um valor até 95% superior ao total importado da Argentina, sem impostos, o que deve ser mantido. “As conversações seguem e esperamos ter bom cenário, que poderia ser a prorrogação da situação atual por mais um ano ou 18 meses”, disse.

Fonte: Jornal do Comércio

Pesquisar

FTMRS