Metalúrgicos de São Leopoldo aprovam pauta da campanha salarial
Na quinta-feira, 26, os metalúrgicos aprovaram a pauta da campanha salarial 2014 na assembléia geral do Sindicato dos Metalúrgicos de São Leopoldo e Região (STIMMMESL). A data base da categoria é 1º de julho.
Os trabalhadores reivindicam um reajuste de 4% acima da inflação e a mudança da data base para 1º de setembro, além das cláusulas sociais. “Aprimoramos muitas cláusulas que já existiam”, afirmou o presidente do STIMMMESL, Jorge Edemar Corrêa, que também relatou o andamento da campanha salarial em outras regiões do estado. “A negociação com a patronal está bastante difícil”, contou.
O diretor da CNM/CUT, Loricardo Oliveira, falou sobre as campanhas salariais em outras regiões do país. “Os acordos estão sendo fechados com ganho real. A diferença está aqui no Rio Grande do Sul, querem fechar apenas o índice do INPC e a negociação não avança. A Federação dos Metalúrgicos irá intensificar a mobilização”, disse.
Súmula 277 beneficia o trabalhador
A assessoria jurídica do Sindicato, o escritório Young, Dias, Lauxen & Lima Advogados Associados, também acompanhou a assembléia. O advogado Paulo Lauxen falou sobre a súmula 277 do TST que dá mais autenticidade e força às normas coletivas, beneficiando os trabalhadores por garantir os avanços conquistados nas negociações coletivas.
“Essa súmula não permite a retirada de direitos que já estão na Convenção Coletiva de Trabalho. Caso, não feche o acordo, permanece o que já tem”, explicou. Para ele, isso muda o cenário das negociações, tornando mais positivo para os trabalhadores.
“Outra coisa que é importante saber é que a Convenção Coletiva de Trabalho é realizada entre o sindicato dos trabalhadores e o sindicato patronal, sendo mais abrangente. O Acordo Coletivo é mais específico, feito entre o sindicato e a empresa. Por fim, o Dissídio é quando a negociação acontece na justiça”, finalizou.
No final da assembleia, o diretor Valmir Lodi, agradeceu a presença dos trabalhadores e destacou a importância da mobilização e unidade da categoria para o sucesso da campanha salarial.
Por: STIMMMESL