Metalúrgicos de Passo Fundo participam da Romaria da Terra

Metalúrgicos de Passo Fundo participam da Romaria da Terra


Na madrugada de 3ª-feira, 12, uma comitiva de 15 companheiros(as), liderados por Ailton Araújo, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Passo Fundo, deslocou-se até a comunidade de Bom Pastor, em Bento Gonçalves, para juntarem à 36ª Romaria da Terra, com o lema, “Terra e Cidadania: Princípios do Bem Viver”. 

Um dos participantes mais antigos e engajados da Romaria, O sindicalista e político gaúcho Olívio Dutra, falou sobre a importância da iniciativa: “Participo como militante social, popular, comunitário, sindical e como originário de uma família de sem-terra que saiu do campo e veio para a cidade. Por tudo isso eu me sinto muito envolvido de coração e de consciência com um movimento baseado na fé, na esperança, na solidariedade e que também propõe mudanças na política econômica e, particularmente, na política agrícola e agrária”, ressaltou.

Ailton Araújo compartilha com a opinião de Olívio, destacando o papel dos partidos políticos, mas reitera que o movimento Romaria da Terra é independente de favores ou de benesses oficiais ou oficiosas. “O movimento tem força própria e é, portanto, sujeito desse processo. Nesse sentido, ele estimula, instiga e provoca a cidadania constante, para que as pessoas não sejam cidadãs somente na hora de votar, quando tem eleição, ou para eleger alguém conhecido seu, familiar ou amigo. Não. A cidadania é algo do cotidiano das nossas vidas”, finalizou.

A comitiva, de Passo Fundo, recebeu com entusiasmo a notícia de que a 37ª Romaria da Terra de 2014 será em Passo Fundo. Os metalúrgicos irão contribuir no que for possível, para que as romarias cada vez mais estimulem a conscientização, fazendo com que a voz de milhares de pessoas chegue às autoridades em todos os níveis: municipal, estadual, federal, executivo, legislativo e judiciário.


Fonte: Sindicato dos Metalúrgicos de Passo Fundo

Pesquisar

FTMRS