Eu sou uma operária do Direito Coletivo, recorda Lídia Woida ao receber comenda da advocacia gaúcha da AGETRA

Rita Garrido
Eu sou uma operária do Direito Coletivo, recorda Lídia Woida ao receber comenda da advocacia gaúcha da AGETRA

A noite de 21 de maio foi marcada pela emoção frente às homenagens realizadas pela Associação Gaúcha dos Advogados Trabalhistas do Rio Grande do Sul (AGETRA-RS). Em evento que marcou o encerramento da gestão 2019/2021, os advogados Lídia Woida e Carlos Sessegolo receberam, respectivamente, a comenda da advocacia gaúcha e o título de sócio benemérito da entidade, como forma de valorizar a experiência dos advogados que são exemplo para toda a advocacia do Estado.

Na abertura da cerimônia, o presidente Álvaro Klein realizou um balanço da gestão e abordou a importância de uma entidade que atue e pense constantemente o Direito do Trabalho. O advogado recorreu à história, aos muitos acontecimentos que foram marcados pela atuação jurídica, e ao cenário contemporâneo que tem aprofundado os antagonismos de classe.

“Nós temos que fazer valer o direito do trabalho também como um direito social, porque as tragédias se somam a partir da nossa ausência e a partir do nosso silêncio. Nós estamos sendo vencidos pelas minorias ruidosas”.

Neste sentido, Klein destacou que a gestão 2019/2021 da AGETRA foi construída pela união de muitos advogados e advogadas comprometidos com os princípios da Justiça Social. “Realizamos uma gestão de (re)existência, existência e resistência”.

A noite seguiu com a entrega do título de sócio benemérito a Carlos Sessegolo, advogado trabalhista com trajetória marcante na defesa dos direitos das empresas. Na entrega, o presidente Álvaro Klein destacou a ética, a conduta e o respeito que Sessegolo sempre demonstrou ter pelos direitos trabalhistas e pela justiça social, postura que sempre o aproximou da convivência junto aos colegas da AGETRA.

Comenda da advocacia gaúcha para Lídia Woida
A segunda homenagem da noite foi a entrega da comenda da advocacia gaúcha conferida à advogada Lídia Woida, sócia fundadora do escritório Woida, Magnago, Skrebsky, Colla & Advogados Associados. Com mais de 40 anos de atuação na defesa dos direitos dos trabalhadores, a sua trajetória é marcada, principalmente, pelo trabalho junto ao movimento sindical metalúrgico do Estado, fato lembrado pelo presidente da AGETRA no ato da homenagem.

“Tenho hoje a Lídia Woida, o Manoel Skrebsky e o Lauro Magnago na conta dos amigos mais caros. Mas a Lídia, assim como eu, veio lá do Alto Uruguai estudar direito em Porto Alegre, e encarou uma bronca que foi ser a primeira advogada mulher do Sindicato dos Metalúrgicos de Canoas, onde atua até hoje”.

Klein também lembrou que o escritório da Dra. Lídia sempre esteve de portas abertas aos advogados e advogadas que buscavam orientações para o trabalho junto aos sindicatos e à classe trabalhadora, sendo assim um exemplo para a atuação trabalhista no Estado.

“Foi pelo exemplo da Lídia que eu ingressei, e muitos outros ingressaram no exercício da advocacia trabalhista e do direito coletivo do trabalho. Lídia, tu és uma orientadora, uma guia, um modelo”.

Em uma fala emocionada, a advogada agradeceu a entrega da comenda dando destaque também à homenagem feita ao advogado Carlos Sessegolo, que reforça o fato da Justiça do Trabalho ser um local de convívio saudável, carinhoso e respeitoso.

“Estou muito emocionada com essa homenagem, e estendo a todos que militam na Justiça do Trabalho e fazem do direito do trabalho seu instrumento de enfrentamento das injustiças decorrentes da exploração capitalista”.

Mesmo afastada da lida judiciária diária, Lídia lembrou que a AGETRA tem uma importância única em sua trajetória, pois foi o espaço que proporcionou o convívio com colegas que indicaram caminhos e a direcionaram nos meandros da profissão. Nas recordações trazidas, menção aos companheiros/as Luiz Eron Araújo, Silvio Andreotti, Olga Cavalheiro, Reginaldo Felter, Elida Costa e Carlos Araújo.

“O Carlos Araújo foi especial. Foi meu companheiro político e meu padrinho profissional. Ele me levou a trabalhar com os metalúrgicos. Ainda recém-formada, juntamente com a colega Gisa Nara Machado da Silva, fomos assessorar uma incipiente oposição metalúrgica em Canoas, cujo presidente que foi eleito é o senador Paulo Paim”.

Com atuação centrada à categoria metalúrgica, quase que exclusivamente com o Direito Coletivo, a advogada destacou que o trabalho junto às negociações é uma forma de aproximação dos trabalhadores, uma luta diária que se faz paralela à Justiça do Trabalho.

“Eu faço isso com o maior prazer, e penso que sou feliz, porque consegui unir a militância à profissão. Meu trabalho me aproxima das dificuldades diárias dos trabalhadores, a quem eu assisto e dedico toda a força do meu labor”.

Ao fim da homenagem, Lídia reforçou orgulho de pertencer à AGETRA.

“Me sinto em casa na companhia de vocês. Obrigada pela homenagem. A comenda da AGETRA é da alma, então ela vai ter muito destaque na minha vida porque ela faz relação com a minha dedicação, minha opção pelo direito do trabalho e pelo dia a dia que eu desemprenho”.

Eleições ocorrem nesta terça-feira, 1º de junho
Com o término da gestão 2019/2021, a associação realiza o pleito para escolha da nova Direção Executiva e do Conselho nesta terça-feira, 1º de junho. Por conta da pandemia da COVID-19, o processo eleitoral será realizado por meio do aplicativo Zoom e os associados/as irão receber o link de acesso para que participem da votação.

Fernanda Livi, advogada sócia do escritório Woida, Magnago, Skrebsky, Colla & Advogados Associados, compõem a chapa concorrente, que é encabeçada pelos advogados Felipe Espíndola Carmona e Luciana Alves Dombkowistch.

Confira abaixo a íntegra da nominata:
1. Presidente: Felipe Espíndola Carmona- OAB/RS 60.434
2. Vice-Presidente: Luciana Alves Dombkowistch OAB/RS 46.219
3. Primeiro Secretária: Caroline Ferreira Anversa OAB/RS 66.338
4. Segundo Secretária: Livia Mendes Neckel OAB/RS 97.582
5. Primeiro Tesoureiro: Ramiro Crochemore Castro OAB/RS103.819
6. Segundo Tesoureiro: Ricardo Pretto OAB/RS 75.370
7. Diretor Social: João Antônio Ritzel Remedios- OAB/RS 50.621
8. Diretora de Cultura: Maristela Sant’anna OAB/RS 21.050
9. Diretora de Eventos: Fernanda de Oliveira Livi OAB/RS68.650
10. Diretora do Interior: Jaqueline Signorini OAB/RS 51.781
11. Diretor de Valorização Profissional: Saulo Nascimento OAB/RS 72.958
12. Representação Titular Perante a ABRAT: Denis Einloft OAB/RS 62.310
13. Suplente ABRAT: Mariana Dutra e Silva OAB/RS 79.593
14. Conselheiro Fiscal: Adriane Silveira OAB/RS 34.436
15. Conselheiro Fiscal: Arthur da Silva Heis OAB/RS 82.200
16. Conselheiro Fiscal: Joyce Muniz Couto OAB/RS 30.751

Representação Junto a OAB: Ivan Lazzarotto OAB/RS 24.874

Representantes/Conselho das Salas da OAB:
Mayara Rodrigues de Almeida OAB/RS 108.494
Renata Oliveira Cerutti OAB/RS 86.603
Paulo Pureza Cordeiro OAB/RS 79.834
Thiago Rocha Moysés OAB/RS 69.821

Conselho Consultivo:
1. Alvaro Klein – OAB/RS 68.531
2. José Luiz dos Reis Lopes- OAB/RS 106.994
3. Anderson Oliveira Fortes- OAB/RS 71.959
4. Rita de Cássia Malmann- OAB/RS 74.328
5. Samuel Chapper- OAB/RS 19.017
6. Karina Bianchessi Nardin- OAB/RS 60.974
7. Joelto Frasson- OAB/RS 54.497
8. Paulo Bender Leal- OAB/RS 21.221
9. Maisa Ramos Aran- OAB/RS 39.316
10. Bruna Marcondes- OAB/RS 104.569
11. Pietra Gomes- OAB/RS 81.085
12. Rafael Lemes- OAB/RS 83.706
13. Luciane Toss- OAB/RS 37.090
14. Delcio Caye OAB/RS 22.511

Fonte: Rita Garrido (WMSC & Advogados Associados)

Pesquisar

FTMRS