Canoas: Madefianos firmes na Campanha Salarial 2013
O frio da manhã de hoje,10, não impediu os guerreiros da Madef de realizarem uma assembleia no portão da fábrica. Na ocasião, o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos, Paulo Chitolina, o vice, Silvio Bica, e o tesoureiro, Zé Rosales, falaram do andamento da campanha salarial e sobre alguns problemas enfrentados pelos ex e atuais madefianos, relacionados ao FGTS e às férias.
Embora a campanha salarial ainda esteja em um estágio inicial, o sindicato já mobiliza a categoria por meio de assembleias nas portas de fábrica. O objetivo é preparar os trabalhadores e trabalhadoras para ações mais duras, caso as negociações não avancem para o fechamento de uma boa Convenção Coletiva.
Em Canoas, a primeira reunião com o sindicato patronal foi realizada na manhã de ontem, quando foi definido um cronograma de reuniões de negociação. Também foi divulgado o INPC de abril, 0,59%, que fecha em 7,16% as perdas salariais causadas pela inflação no ano. Como os metalúrgicos do Estado que têm data-base em maio estão reivindicando 10% de reajuste, a luta será pela recuperação das perdas e um aumento real próximo dos 3%.