Canoas: Assembleias simultâneas em sete grandes fábricas mostram a força de mobilização do sindicato e da categoria

Divulgação
Canoas: Assembleias simultâneas em sete grandes fábricas mostram a força de mobilização do sindicato e da categoria

 

O Sindicato dos Metalúrgicos de Canoas realizou a partir da madrugada desta terça-feira, 6 de junho, assembleias simultâneas nos portões de sete grandes empresas da categoria: Alstom, Edlo, Harman, Liess, Maxiforja, Midea Carrier e MWM International. Ao todo, cerca de 5 mil trabalhadores e trabalhadoras cruzaram os braços durante cerca de meia hora a partir do horário de entrada.

Essa grande mobilização da categoria teve por objetivo pressionar a classe patronal a intensificar as negociações e considerar as reivindicações da categoria. Segundo a direção do sindicato, os trabalhadores e trabalhadoras estão ansiosos, querem a reposição da inflação e um aumento real de 4% nos salários por conta da produtividade alcançada por grande parte das indústrias metalúrgicas. Os trabalhadores lembram que já estão dentro do mês data-base, que o período da Copa do Mundo de Futebol se aproxima e que, neste ano, poucas cláusulas da Convenção Coletiva serão modificadas, especialmente as que tratam do reajuste salarial.

Embora a pauta de reivindicações tenha sido encaminhada para o sindicato patronal logo após a assembleia geral do dia 3 de abril, até o momento apenas duas reuniões de negociações foram realizadas entre as partes, sem qualquer avanço para a categoria metalúrgica de Canoas e Nova Santa Rita. A direção do sindicato espera que as negociações avancem nas duas próximas reuniões marcadas para os dias 8 e 12 de maio.

Indústrias vão bem

Os patrões certamente vão dizer que as indústrias vão mal, mas a verdade é que o RS puxou para cima o crescimento da produção industrial no país em fevereiro. Segundo o IBGE, a alta ficou em 0,5% no mês em relação a janeiro, enquanto a média nacional apontou avanço de 0,4%. A indústria gaúcha se des-taca também no acumulado dos últimos 12 meses. No período, o Estado lidera o crescimento no país, com alta de 7%, bem acima da média nacional, de 1,1%. No acumulado do ano, a produção do RS teve crescimento de 2%, também acima dos 1,3% registrados no país. No mês passado, foi bastante comemo-rado o crescimento do PIB estadual, de 5,8% em 2013. Trata-se de um resultado importante e consistente, superior à média nacional e não associado, apenas, à recuperação da quebra de safra ocorrida no ano anterior. Outro indicador positivo foram as exportações gaúchas, que cresceram em valor agregado, principalmente impulsionadas pelo setor naval.

Mais mobilizações

Na base de Canoas e Nova Santa Rita, o sindicato pretende dar continuidade às mobilizações durante a semana, distribuindo boletins, realizando assembleias nos portões das fábricas, atrasando ou não a produção, enfim, preparando a categoria para mobilizações cada vez mais fortes.

Pesquisar

FTMRS