Caminhões E ônibus Terão Crédito Ampliado Para Impulsionar As Vendas

A decisão do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) de ampliar o financiamento de caminhões e ônibus de 80% para 100% do valor deverá ajudar a impulsionar o setor, que ainda não apresentou nenhum sinal de recuperação no mercado.

As entidades que acompanham o segmento, a Associação Nacional de Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) e a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), já demonstraram preocupação a respeito da situação das vendas de caminhões.

De acordo com os últimos números da Fenabrave, as vendas caíram 24,17% em janeiro em comparação a dezembro. No mesmo período, as vendas de carros, alavancadas pela redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), cresceram 5,11%. "Caminhões e ônibus estão caindo o tempo todo e está mostrando o tamanho da crise", afirmou o presidente da Fenabrave, Sergio Reze.

A produção, por outro lado, aumentou com o retorno das férias coletivas das montadoras. Em janeiro, a produção de ônibus cresceu 24,1% ante dezembro, mas ainda registrando uma significativa queda de 30,5% em relação a janeiro de 2008.

O presidente da Anfavea lembrou que o segmento de caminhões é ainda mais dependente das exportações do que o de veículos leves. A parcela para o mercado externo chega, a alguns casos, a 35% do total fabricado.

Incentivo

Um dos objetivos do governo com a medida é tentar aliviar a queda nas vendas de ônibus e caminhões no país. Por causa do agravamento da situação para o setor, que não está sentindo nenhum sinal de melhora.

Diversas montadoras de caminhões já anunciaram novas férias para conseguir se ajustar ao mercado. O mais recente anúncio foi da Ford do Brasil, que vai conceder férias coletivas para 800 funcionários da linha de produção de caminhões em São Bernardo (Grande São Paulo).

A Iveco também optou por um novo período de férias coletivas para seus funcionários em Sete Lagoas (MG), que ocorrerá até o dia 2 de março. Essa será a terceira vez que a companhia opta por deixar seus empregados em casa. Já a Volkswagen Caminhões anunciou que suspendeu o terceiro turno de trabalho em sua fábrica de Resende (RJ).

De acordo com o BNDES, os juros são de 7,9% ao ano para financiamentos de até 80% para grandes empresas e 100% para pequenas empresas



Fonte: DCI

Pesquisar

FTMRS