Ministros Estão Confiantes Na Melhoria Da Economia

Brasília — O ministro da Fazenda, Guido Mantega, e o presidente do Banco Central (BC), Henrique Meirelles, anunciaram dados confortáveis sobre o desempenho da economia brasileira para 2010, durante as exposições que fizeram ontem na reunião ministerial, na Granja do Torto, coordenada pelo presidente Lula. Mantega listou as medidas anticrise adotadas pelo governo até agora e seus efeitos sobre o nível de atividade.
O ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, relatou que apesar do otimismo, Lula determinou que os ministros sigam "estritamente" os limites de gastos que foram definidos. Mantega, que prevê alta de 4,5% do Produto Interno Bruto (PIB) para o ano que vem, disse que o crédito foi 'restabelecido em parte', embora tenha afirmado que os spreads (diferença entre o valor que os bancos captam e o que emprestam) e os juros continuam altos.
De acordo com o ministro de Relações Institucionais, José Múcio Monteiro, as previsões de crescimento da economia brasileira para 2010, com base em dados mais pessimistas, indicam alta de 2,5% (caso do FMI e Bird). A mais otimista – crescimento de até 5% – foi feita por Jim O’Neill, economista-chefe do Goldman Sachs. A expectativa é que o crescimento para 2009 deve ficar acima da média mundial. 'Isso nos conforta', disse Múcio.


Fonte: CP

Pesquisar

FTMRS