Cachoeira do Sul: Trabalhadores aprovam reajuste de 8% para o setor de Metalurgia
A sede do Sindicato dos Metalúrgicos de Cachoeira do Sul ficou pequena para a assembleia da categoria que aconteceu nesta segunda (11/08). Na ocasião, os trabalhadores analisaram e aprovaram a Convenção Coletiva da categoria, que tem data base em 1° de julho. Após várias rodadas de negociação entre o Sindicato e os representantes patronais, chegou-se aos seguintes números:
* Piso da categoria teve reajuste de 12,86%, ficando em R$ 948,00.
* Trabalhadores que ganham acima do piso terão reajuste de 8%.
* Correção do abono trabalhador em 9,11% e do abono estudante em 5,55%.
* Inserção de cláusula de incentivo à qualificação profissional (R$ 285,00), para cursos feitos no Senai, com carga horária mínima de 50hs e ligados ao setor metalomecânico.
* Inserção de cláusula que abona mais dois dias por ano de faltas ao trabalho para que seja feita doação de sangue, além do dia já previsto na Lei.
* Inserção de cláusula de "alimentação saudável" para os trabalhadores.
* Renovação das demais cláusulas.
"Embora o índice de reajuste tenha ficado menor que em 2013, Sindicato e trabalhadores consideraram as negociações positivas. A conjuntura econômica e do setor metalmecânico não é a mesma de 2013, e o INPC do período também ficou 1,07% menor do que no ano passado. Porém, conseguimos avançar em cláusulas sociais e chegamos ao limite na negociação das clausulas financeiras”, conclui Alex Oliveira, presidente do Sindicato.
Fonte: Sindicato dos Metalúrgicos de Cachoeira do Sul