Volks Do Brasil Afirma Que Redução De Jornada é Uma Alternativa Para Ajustes
SÃO PAULO - Uma das alternativas estudada pela Volkswagen do Brasil para adequação da oferta à nova demanda do mercado automobilística é a redução da jornada de trabalho nas fábricas da montadora instaladas no País.De acordo com o presidente da companhia no Brasil, Thomas Schmall, a empresa já está mantendo conversas com os sindicatos da categoria sobre o assunto. "Sem flexibilizar os contratos, vai sobrar mão-de-obra", afirmou ontem durante encontro com jornalistas em São Paulo.
A possibilidade foi confirmada pelo diretor de Relações Trabalhistas da empresa, Nilton Junior, que afirmou que essa pode ser uma das melhores saída diante do cenário econômico.
O presidente da Volkswagen do Brasil disse, ainda, que os resultados das medidas governamentais, como o corte do Imposto sobre Produtos Industrializados ( IPI) para veículos novos anunciado na semana passada, serão verificados de fato no próximo ano. "Veremos como o mercado reagiu e se será necessário revisar as nossas metas para os próximos anos", disse o executivo.
No entanto, a diminuição dos preços dos veículos no último final de semana - o primeiro depois das ações do governo - fez a Volks registrar vendas 30% superiores ao final de semana anterior. No total foram 4.400 carros vendidos.
Mesmo com o cenário mais difícil para 2009, Schmall afirmou mais uma vez que os investimentos da companhia estão mantidos e salientou que em 2009 o Brasil verificará 16 novos lançamentos no mercado. "Só quem apresentar novidades vai crescer em 2009", disse.
O plano de investimentos da Volkswagen do Brasil, até o ano de 2011, chegam a R$ 3,2 bilhões.
Além disso, o executivo afirmou que a empresa irá fortalecer os comerciais leves da marca, um dia depois do grupo alemão se desfazer de sua unidade de caminhões e ônibus, que foi negociada com a também alemã. MAN.
Schmall disse também que aguarda um mercado 20% menor em 2009, o que fará que a produção mundial fique abaixo das 50 milhões de unidades. Mesmo assim, o presidente da companhia no País preferiu não projetar volumes para o próximo ano.
Os últimos números da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) mostraram que durante o mês de novembro, o licenciamento de autoveículos novos caíram 25,7 em relação a outubro. Já a produção nacional teve queda de 34,4% em novembro em comparação com o mês anterior.
Uma das alternativas estudadas pela Volkswagen do Brasil para adequar a produção à nova demanda do mercado automobilístico é a flexibilização dos contratos de trabalho e a redução da jornada.
Fonte: DCI