Trabalhadores Fizeram Manifestação Em Frente à Fiergs E Buscaram Apoio Na Assembléia Legislativa
Centenas de trabahadores gaúchos de diversas categorias apesar da forte chuva que caía em Porto Alegre não desistiram da luta e foram até a frente da Fiergs fazer manifestação em protesto pelos desempregos e reduções desalários´patrocinados pelas empresas "usando como desculpa a crise". Metalúrgicos da Região Metropolitana vieram para a capital para fazer parte do ato, depois de terem feito manifestações em suas cidades. (Veja matérias neste sítio)Depois, os trabalhadores foram até a Assembléia Legislativa, onde a direção da Central Única dos Trabalhadores, acompanhada de dirigentes sindicais, entregou documento ao presidente da Assembleia Legislativa, Ivar Pavan (PT), com sugestões de como enfrentar os reflexos da crise financeira internacional no Estado.
De acordo com Celso Woyciechowski, presidente da CUT-RS, é necessário assegurar os direitos básicos dos trabalhadores. A ação faz parte do Dia Nacional de Luta pelo Emprego e Salário, que teve forte participação dos metalúrgicos em cinco municípios, conforme informou o presidente da Federação da categoria no RS, Milton Viário, durante o ato.
— Acreditamos que a Assembleia Legislativa pode coordenar um fórum para debater a crise com diversos segmentos da sociedade, incluindo empresas, trabalhadores, governo estadual e Assembleia Legislativa — afirmou Woyciechowski.
— Queremos a construção de alternativas para garantir a atividade econômica e a manutenção de empregos, sem ferir os direitos dos trabalhadores.
Ainda pela madrugada começaram os diversos atos promovidos pela CUT-RS no Estado. Trabalhadores protestaram na RS-118, em Sapucaia do Sul, pela duplicação da via, interrompendo o trânsito por alguns minutos.
Em Porto Alegre, trabalhadores fizeram uma manifestação em frente à Fiergs, a partir das 10h45min, e na calçada junto à Gerdau, na avenida Farrapos, às 11h30min. Segundo a assessoria de imprensa da empresa, a Gerdau não foi comunicada do ato.
Fonte: FTMRS