Sindicalistas vão se reunir com Dilma para pedir isenção de IR na PLR
Representantes de seis grandes centrais sindicais devem se reunir em Brasília nesta quarta-feira com a presidente Dilma Rousseff e com o secretário-geral da presidência, Gilberto Carvalho. O principal objetivo da conversa solicitada pelos sindicalistas é reforçar o pedido de isenção do Imposto de Renda na Participação sobre Lucros e Resultados (PLR) dos trabalhadores.
A movimentação das centrais a favor da isenção na PLR foi retomada com força em novembro do ano passado, quando elas reuniram milhares de trabalhadores em manifestação no ABC Paulista. O deputado federal e presidente da Força Sindical, Paulo Pereira da Silva (PDT-SP), protocolou no Senado, no início de fevereiro, proposta de emenda constitucional sobre a desoneração da PLR.
Também no mês passado, o Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, em parceria com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), divulgou estudo mostrando que a PLR representa 14,5% da remuneração total anual de um caixa de banco.
Participarão do encontro representantes de Força Sindical, Central Única dos Trabalhadores (CUT), União Geral dos Trabalhadores (UGT), Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Central Geral dos Trabalhadores do Brasil (CGTB) e Nova Central.
Além da PLR, está na pauta da conversa com a presidente o aumento para os aposentados que ganham valores acima do piso nacional, o fim do fator previdenciário, o reajuste para os servidores públicos e a queda nas taxas de juros.
“A desoneração pode garantir cerca de R$ 1,8 bilhão no bolso dos trabalhadores, garantindo mais consumo e produção. Vou cobrar o governo da necessidade de reajustar as aposentadorias de quem ganha acima do salário mínimo. Não podemos mais permitir esta política de achatamento dos benefícios”, disse o presidente da Força Sindical.
A reunião com Gilberto Carvalho está marcada para as 11h e, com a presidente Dilma, para as 16h30. No começo da tarde, as centrais também se reunirão com o relator da Medida Provisória 556, deputado Jerônimo Goergen (PP-RS), para tratar da emenda que isenta a PLR do Imposto de Renda.
Fonte: Valor