Sindicalistas Podem Ajudar A Encontrar Saída Para A Crise, Afirma Lula

Durante reunião com sindicalistas estrangeiros em Genebra, na Suíça, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta segunda-feira que os representantes dos trabalhadores podem contribuir na busca de saídas para a crise financeira internacional.

— Temos que aproveitar o momento. Não é esquecer a crise, mas, a partir dela, descobrir o que podemos fazer de novo. A presença de vocês dá força para produzir temas — disse.

Lula reafirmou que a crise pode ser uma oportunidade para que muitos países melhorem seu desempenho e acrescentou que é mais seguro fazer as coisas quando mais gente está de acordo.

— Quando um trabalhador está bem, ele acha que não precisa se sindicalizar, mas é exatamente neste momento que temos que pressionar os governos.

"Crise não pode ser pretexto para desrespeito a direitos humanos"

A crise econômica e financeira não servirá como "pretexto" para o descumprimento das obrigações de cada Estado com a promoção e a proteção dos direitos humanos.

A afirmação foi feita pelo presidente Lula, na sessão do Conselho de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU).

Ele elogiou o empenho da comunidade internacional no combate à discriminação, mas afirmou que os "flagelos" ainda são muitos.

Lula lembrou do compromisso de combater o racismo — assumido há dois meses na Conferência de Revisão de Durban — e cobrou o cumprimento das promessas.

— A reforma das instituições internacionais, com maior participação dos países em desenvolvimento, é essencial para assegurar uma governança mais justa e eficaz — disse.


Fonte: AB

Pesquisar

FTMRS