Secretário de Organização da CUT alerta para necessidade de unificação das pautas de reivindicações

Secretário de Organização da CUT alerta para necessidade de unificação das pautas de reivindicações

 

Na sexta-feira (27), em plenária realizada no Sindicato dos Metalúrgicos de Erechim, o secretário de Organização da CUT Jacy Afonso falou sobre os desafios e o futuro das organizações sindicais no País. O evento organizado pela CUT Regional e contou com a participação do Sindicato dos Metalúrgicos de Erechim, Sutraf Alto Uruguai e Fetraf/Sul, Sindicato da Alimentação de Erechim, Sindicato dos Municipários de Erechim, Sindicato de Máquinas Agrícolas de Passo Fundo e Sindicato da Saúde de Erechim.

Durante a tarde, o secretário falou da história, os principais desafios e fortalecimento do movimento sindical; a conjuntura e campanha de sindicalização e a perda de rendimentos do FGTS.

Para o dirigente, as entidades devem urgentemente avaliar e reorganizar a linha de atuação. “O ideal seria que os sindicatos de todos os segmentos unissem as cláusulas, criassem um acordo coletivo e juntos fossem para luta. Às vezes é preciso abrir mão de acordos paliativos em prol de uma conquista maior”, ponderou. Destacou também a necessidade de investir na formação sindical. “No Nordeste, a CUT criou uma escola itinerante que percorre os municípios com um caminhão, apresentando à sociedade a importância do movimento, precisamos resgatar a formação de novas lideranças no movimento sindical”, destacou.

Na plenária, o coordenador regional da CUT, Fábio Adamczuk, comentou uma
nova realidade que está surgindo nas indústrias da Região. “As empresas terceirizadas são uma tendência crescente e temos que trabalhar para unirmos este novo nicho de funcionários à nossa causa”, comentou. Ainda, sobre a questão da unificação, o coordenador destacou que é importante lutar contra a PL 4330, que diz respeito às terceirizações. “Este projeto permite a terceirização sem limites e precariza ainda mais as relações de trabalho e a organização dos trabalhadores”, enfatiza.

Já Rui Valença, coordenador da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar da região Sul destacou a falta de utopia entre os jovens trabalhadores. “Estes jovens não passaram pelas dificuldades que os pais viveram há 20 anos, quando a realidade do trabalhador era outra, tanto no campo quanto na cidade, e por não terem esta vivência têm uma certa apatia”, salientou.

Jacy Afonso é dirigente sindical da categoria dos bancários, foi presidente da CUT do Distrito Federal no período de 1991 a 1994. Presidiu o sindicato dos Bancários de Brasília de 2004 a 2007. Na CUT nacional exerceu dois mandatos na Secretaria de Administração e Finança, no período de 2003 a 2009, assumiu a secretaria de organização da CUT no mandato de 2009 a 2012, reeleito para a gestão 2012-2015.

Pesquisar

FTMRS