Ramo da indústria da CUT debate organização rumo ao 14º CONCUT
Cerca de 60 sindicalistas do ramo da indústria da CUT em todo país participaram de um encontro virtual na última terça-feira (11) para debater pautas de interesse do setor, com foco na organização para os Congressos Estaduais da CUT (CECUT), que serão realizados em todos os estados, de julho a setembro, e para o 14º Congresso Nacional da CUT (CONCUT), marcado para outubro.
A reunião foi organizada pelo Macrossetor Indústria da CUT e pelo Instituto Trabalho, Indústria e Desenvolvimento (TID Brasil). Um dos focos dos debates, a organização para os CECUTs e do CONCUT no ramo da indústria buscar articular conferências temáticas do setor nos estados, visando a realização de uma conferência nacional da indústria do ramo cutista.
Para o secretário-geral da CNM/CUT, Renato Carlos de Almeida, o Renatinho, que esteve no encontro, esse tipo de reunião é importante para a construção da unidade de classe.
“Podemos debater sobre a reindustrialização do país, no qual temos o plano Indústria 10+ como orientador, e ouvimos companheiros de várias regiões do país que falaram sobre como estão articulando politicamente com os governos municipais, estaduais e também na esfera federal”, relatou.
Renatinho disse que estão sendo feitos esforços em São Paulo para articulação política junto à Assembleia Legislativa e ao governo local para incluir os trabalhadores nos debates de desenvolvimento econômico.
“Já temos agendado para agosto um seminário com os parlamentares da nossa base para dialogarmos sobre a indústria, falando desse processo de desindustrialização que ocorre no estado, e queremos pedir ajuda para que a gente possa construir caminhos para reindustrialização, mostrando a importância no PIB do estado, falando sobre geração de emprego, de renda. É importante trazer esse debate para eles e mostrar a importância que a indústria tem no estado. Não podemos perder mais empregos para outros estados e países”, afirmou o dirigente.
Fonte: CNM/CUT