Produção Sobe 9,2% E Estoques De Veículos Já Estão Regularizados
SÃO PAULO - A produção de autoveículos montados no País registrou, em fevereiro, alta de 9,2% em relação a janeiro, somando 195,9 mil veículos. O patamar de produção, por outro lado, ainda está longe do apresentado em 2008. No período, a queda foi de 18,5% na comparação com o mesmo mês do ano passado, de acordo com os resultados do setor apresentados, ontem, pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).A redução dos estoques do setor, agora considerados normalizados, foi um dos destaques do mês. No período, os veículos ficaram 27 dias parados antes de serem negociados (sete dias nos pátios das montadoras e o restante nas concessionárias), representando 181,5 mil unidades. Em janeiro, o estoque estava em 31 dias.
Mesmo com o início da retomada da produção, o setor ainda anotou diminuição de vagas de trabalho. Em fevereiro, as montadoras demitiram 1.786 pessoas (autoveículos e máquinas agrícolas). Somados os últimos quatro meses, os cortes chegaram a 7.769 vagas
A Anfavea preferiu, mais uma vez, não divulgar as projeções do mercado brasileiro para o ano. Segundo o presidente da entidade, Jackson Schneider, as estimativas serão apresentadas no início de abril. "As variáveis ainda são difíceis então vamos esperar o fechamento do trimestre", afirmou
Incentivo
Considerando apenas os veículos leves, a produção em fevereiro chegou a 9,2 mil, refletindo a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). Apesar da sinalização sobre a prorrogação do IPI , o presidente da Anfavea reiterou que o setor está considerando que a medida tem validade apenas até o dia 31 de março. "Estamos trabalhando com a informação do governo que a redução vigora até essa data", afirmou.
De acordo com o executivo, com a redução do IPI foram negociados de 15% a 20% mais veículos dos que seriam vendidos sem o incentivo. "Ao menos 70 mil não teriam sido vendidos nesse primeiro bimestre se não fosse pelo IPI. Ainda esperamos um efeito positivo no fechamento do trimestre", concluiu.
Exportações
Conforme antecipou o DCI, a queda das exportações tem sido apontada como um importante fator para a queda da produção em relação a 2008. Em fevereiro, houve queda de 57,4% em relação ao mesmo período do ano passado. Na Argentina, que recebe cerca de 57% das exportações de veículos brasileiros, a queda foi de quase 70%.
A produção de veículos registrou, em fevereiro, alta de 9,2% em relação a janeiro, somando 195,9 mil veículos. Houve queda de 18,5% na comparação com o mesmo mês do ano passado, segundo a Anfavea.
Fonte: DCI