Passo Fundo: União e mobilização dos trabalhadores de concessionária da Scania garante manutenção da bandeira na região com a promessa de manutenção de empregos
Há meses sofrendo com atrasos de salários, verbas rescisórias em atraso de trabalhadores demitidos e total falta de estrutura para o desenvolvimento laboral, os trabalhadores do grupo Mecacil Mecânica, concessionária da multinacional Scania, com três unidades localizadas em Passo Fundo, Vacaria e Palmeira das Missões em uma grande mobilização em conjunto com os sindicatos dos metalúrgicos conseguiram garantir o pagamento de salários e postos de trabalho junto à multinacional. As unidades somam aproximadamente 100 funcionários.
Após meses pressionando o grupo Mecacil e vivenciando a falência da empresa, trabalhadores e sindicatos procuraram diretamente representantes da Scania para negociar a situação da marca na região, na tentativa de salvar empregos e garantir o pagamento de direitos trabalhistas e salários em atraso. Duas cartas expondo a situação da concessionária foram enviadas à Scania.
A partir da iniciativa se iniciaram reuniões que culminaram com o compromisso da Scania em retomar a bandeira na região, através de novo representante, priorizar a contratação dos funcionários demitidos da Mecacil, além de garantir 100% dos créditos trabalhistas e indenizações adicionais de R$ 1,3 mil a R$ 1,8 mil reais.
Fonte: Sindicato dos Metalúrgicos de Passo Fundo